ao mestre com carinho

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".

Aristóteles

Educar não é fácil. É tarefa árdua. Transcende o conhecimento, transcende as técnicas desenvolvidas e experimentadas nos laboratórios das Universidades. Exige um profundo conhecimento do ser humano. Exige sabedoria de Deus. É mais que uma simples profissão. É dom. É arte. Exige talento. Exige competência. Exige firmeza. Exige doçura. Exige paciência. Exige troca. Exige tempo. Exige paixão. Exige amor. Sem amor não há educação. Nos dias de hoje, com tantos alunos insubordinados, irreverentes, mal-educadas, mais que mestres, nossos professores são verdadeiros heróis! Educar pressupõe entrar diariamente em um campo de batalha! Mas, é uma missão nobre, digna. Transmitir conhecimento a outrem traz mais que alegria, traz prazer. É gratificante. É edificante!

Este pensamento entretanto, não é partilhado por toda sociedade . .. nossos governantes, principalmente! A julgar pelo salário de fome que lhes é pago. A julgar pela indiferença da maioria dos pais e diretores das instituições de ensino, onde no dia a eles dedicado, sequer oferecem um muito obrigado. Um parabéns, uma palavra de reconhecimento pelo serviço ali prestado . Conversando com um mestre ontem, fiquei indignada com o tratamento recebido nesse dia , em que deveria ser comemorado com muita festa, fogos de artifício! Contou-me que, de seus superiores, a única coisa que recebera fora cobrança. Trabalho extra. Mas, fora compensada com uma atitude que lhe deixara muito feliz: um de seus alunos chegara e lhe dissera: -- professora, minha mãe viajou e não houve como comprar o teu presente, entregando -lhe uma maçã envolta em um guardanapo de papel. Para ela, o mais belo e precioso presente do mundo! Na simplicidade, um gesto de carinho, de reconhecimento, de amor!

Benvinda Palma

17\10\2010

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 15/10/2011
Código do texto: T3277785
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.