DOCE INFÂNCIA

"Caí no poço. - Quem te tira? - Meu bem. - Seu bem é essa? - Não! - É essa? - Não! - É essa? - SIIIIMMMM!

- Pera, uva ou salada mista?"

Como é bom lembrar dos velhos e saudosos tempos de criança. Em meu tempo, embora não seja muito velho, ainda existia muitas brincadeiras, uma delas, era o tal do CAIR NO POÇO. Era fantástico.

Fantástico, hoje, não é o programa da rede PLIN PLIN, não. Fantástico mesmo é ter essas tenras e deliciosas recordações.

Fico a pensar nas crianças de hoje, o que terão no futuro para recordar? Ipod, MSN, Facebook etc. Bom, esperemos o futuro sem puxar suas engrenagens, que por natureza, já são, quase sempre, muito apressadas, quiçá quando quer nos levar dos melhores momentos.

Pois bem. Como tão bem pronunciou e deixou eternizado, Guimarães Rosa, em sua enigmática obra - Grande Sertão: Veredas - "... o importante na vida, não é a partida nem a chegada, mas sim, a travessia!" E como é bom atravessar mares quando a correnteza nos favorece, seja nas margens, seja no centro da correnteza dos rios, também denominado por Rosa como RIOBALDO, que não seria nem a margem da esquerda nem da direita, mas o centro do rio. E difícil é encontrar esse RIOBALDO. Outrora, ainda na obra de Rosa, Diadorim tentou encontrar o epicentro, mas ao fim foi em vão. Talvez uma das mensagens que se poderia retirar do livro é que viver às margens é muito melhor.

E viver recordando passagens boas, talvez seja eternizar-se no deleite do prazer de ter tido oportunidade de também estar de alguma forma em alguma das margens do rio.

E como é triste tentar seguir RIOBALDO, ou melhor, o centro do rio. Tudo tem que estar na medida exata. Tudo tem que ocorrer no momento certo, senão, olha a margem..., o perigo e a beleza está a sua frente, numa das margens. E o pior: fomos programados para sermos RIOBALDOS.

Drummond, em um de seus poemas também quis aproximar o eu-poético das margens indefinidas:

"... quando nasci, um anjo torto desses que vivem nas sombras disse: vai Carlos ser Gauche na vida..."

O eu-poético se aproximando ou imprimindo a Carlos uma das margens. Ora, Drummond, da mesma forma que Rosa, era apoixanado pelas margens.

Numa dessas margens talvez esteja o bem me quer? E o querer eterno de um bem que nunca é completo, sempre está a margem de ser e querer a completude, mas nunca o será. Está à margem.

E eu talvez seja um RIOBALDO, mas propenso a vivenciar a delícia eterna de estar ou querer estar as margens do rio.

Igualmente bendito num ditado Chinês: "... faça como os rios, que sempre desviam dos seus obstáculos para alcançarem seu objetivos..."

E quem primeiro se desvia, com certeza, são as margens. Deliciosamente e majestosamente vão se desviando, vão se alongando para outros pontos que não haja obstáculos, pois as margens não precisam ter resistências, elas são, por excelência, a harmonia da felicidade de ser o que são: MARGINAIS.

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 27/10/2011
Reeditado em 09/11/2011
Código do texto: T3300277
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.