Homem - ser incompreendido...

Quando criança aprendi que o homem é forte, tem idéias inteligentes, comanda o mundo, decide, trabalha para sustentar a família, é corajoso e defende os fracos, mulheres e crianças.

Quando jovem aprendi que o homem é um "porco chauvinista", um "machão", incapaz de ver além do próprio umbigo, autoritário, merecendo o nosso desprezo, pobres e exploradas mulheres. E que devemos acordar e assumir nosso espaço, colocando os invasores em seu devido lugar.

Agora que aprendi a pensar por mim mesma, vejo os homens como seres frágeis e fortes, com defeitos, com fraquezas, mas também com excelentes qualidades. São parceiros maravilhosos. Podem assumir, junto conosco, a luta por um mundo melhor, seja na família, no trabalho, na sociedade. Completam-nos, colocando sua energia, seu tempo, suas habilidades específicas, em atitude solidária, a serviço de projetos de grande ou pequeno vulto, lutando bravamente para dar maior sentido à vida.

Tive filhos, sobrinhos, alunos, colegas, companheiro, amigos, patrões, empregados e aprendi a ver os homens por uma ótica mais realista: crianças, jovens, adultos ou idosos, algumas vezes mais, outras menos ou igualmente capazes, como nós mulheres, amando e sendo amados, dando e recebendo o que a vida tem de melhor, interagindo e se completando, tornando mais humana a máquina da sociedade.

Homens e mulheres, cada qual na sua especificidade, somos todos importantes elos para a construção do mundo. E na corrente da vida, cada elo é imprescindível para a perfeição do todo.