Homenagem
aos ex-presidentes da ACID e ex-diretores do SINVESD
feita pela FACED/IPPEX/ACID/SINVESD
no auditório da FIEMG/Divinópolis
em 28.11.2011

Registro do Prof.  Edson Gonçalves Ferreira (Ms)
Coordenador da homenagem




Dr. Célio Fraga, Diretor da FACED ao lado dos ex-presidentes da ACID:
Antônio Carlos Pereira e Júlio César Pereira

 
Encerrando a Semana da Moda da FACED, o Núcleo de Pesquisa em Design de Moda dO IPPEX/FACED, com apoio da ACID e SINVESD, prestou uma homenagem que foi coordenada pelos Professores Mestres Mônica Fischer e Edson Gonçalves Ferreira,  especial aos ex-presidentes da ACID e do SINVESD no auditório da FIEMG, dia 28.11.2011.

                   
              Prof. Célio Fraga (Diretor da FACED)
              e Prof. Edson Gonçalves
                   Ferreira (coordenador do evento), a homenageada
                   Ana Lúcia da Silva e Antônio Araújo Rodrigues Filho (SINVESD)

Os convivas foram recebidos pelo Prof. Edson Gonçalves Ferreira (Ms), mestre de cerimônia, uma vez que a Profa. Mônica Fischer estava dando aulas em Belo Horizonte e, durante a sessão solene, foram entregues duas placas de prata. Uma para o Sr. Amnys Rachid, 93 anos, ex-presidente da ACID e outra para a Sra. Ana Lúcia Silva, ex-diretora do SINVESD e a mesma foi entregue pelos respectivos diretores Dr. Carlos Moacyr Duarte Meira de Aguiar (ACID) e Antônio de Araújo Rodrigues (SINVESD) e, ainda, o Prof. Célio Fraga, Diretor da FACED saudou, homenageando todos os ex-presidentes da ACID e ex-diretores do SINVESD.
  
                    
                     Prof. Jurandir Júnior (FACED/IPPEX), Amnys Rachid, Prof. Edson
                          Gonçalves Ferreira, Stella e EdnaRachid,
o homenageado Eduardo A. Nunes
                          Soares (ex-presidente da ACID), Profa. Cristiane Victer

 
Assim sendo, foram homenageados os ex-presidentes da ACID que se fizeram presentes: Zoroastro Ferreira de Andrade, Antônio Carlos Pereira de oliveira, Olímpio Fagundes Silva, José Maria da Silva Nogueira, Fausto Varela Cançado (justicou ausência), Eduardo A. Nunes Soares, João Morais Teieira, Afonso Gonzaga, Sérgio Eustáquio R. Martins, Júlio César Pereira, Carlos Moacyr Duarte Meira de Aguiar.


                     
            
O ex-presidente da ACID: Sérgio Eustáquio R. Martins e sua esposa

E, assim como, os ex-diretores do SINVESD: Nelcy Brugnaroto, Ana Lúcia da Silva, Carlos Alves Araújo, Urias Geraldo de Souza, Aderi Antônio da Silva Filho, Eurípedes Caetano de Faria, José Isabel dos Santos, Waldemar Raimundo Manoel e Antônio de Araújo Rodrigues Filho.

                  
                  
Dr. Célio Fraga, Dr. Lúcio Guimarães e esposa Ione
                         e filha Lilian Rachid Guimarães


Depois, dos cumprimentos dos mesmos e das palavras sábias de Dr. Afonso Gonzaga, DD. Presidente da FIEMG/Divinópolis (co-anfitrião), o Prof. Edson Gonçalves Ferreira (Ms) presenteou cada homenageado com um cartão e um livro seu. E, ainda, emocionado, o Prof. Edson Gonçalves Ferreira destacou os nomes saudosos dos ex-presidentes da ACID que já se encontram noutro plano, emocionando o auditório.

São eles os ex-presidentes já falecidos: Carlos Altivo (o fundador), Jonas Azevedo Marques, Jovino A. Mura, Jorge de Oliveira, Antônio Correa Primeiro, Rafael Assunção Vaz, José Lindolfo Fagundes, Nóe Bueno Neto que, inclusive, foram todos amigos deste articulista e professor. Gente de bem e de espírito magnânimo. Saudades!



              
  Profa. Cristiane Victer e Prof. Edson G. Ferreira (FACED)  ao lado
  do presidente da ACID: Dr. Carlos Moacyr Duarte Meira de Aguiar

E
Para iniciar a segunda parte da noite, a palavra foi passada para a Profa. Cristiane Victer, coordenadora do curso de Design de Moda que falou sobre sobre as atividades do IPPEX e, em seguida, passou o comando para o Prof. Rodrigo Bessa para encerrar a noite com um desfile de moda conceitual pelos alunos do curso de Design de Moda da FACED. O desfile encantou o público presente e, agora, as imagens podem ser conferidas no site do próprio Prof. Rodrigo Bessa.


                 
               
  Sr. Amnys Rachid (centro) recebe placa de prata das mãos do seu
                       colega Dr. Zoroastro Ferreira de Andrade, diante de Antônio de Araújo
                       Rodrigues Filho (diretor do SINVESD) e Dr. Carlos Moacyr Duarte Meira
                       de Aguiar (presidente da ACID)



Abaixo, transcrevemos o honroso discurso do Sr. Amnys Rachid:


                 
                  
Auditório da FIEMG durante a Homenagem aos ex-presidentes da
                         ACID e ex-diretores do SINVESD, em 28.11.2011

 
DISCURSO DO SR. AMNYS RACHID, EX-PRESIDENTE DA ACID, DURANTE A SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES DA ACID E EX-DIRETORES DO SINVESD FEITA PELA FACED/IPPEX, ACID, SINVESD E FIEMG EM 28.11.2011
 
AOS DIRIGENTES DA FACED/IPPEX,  ACID, SINVESD E FIEMG, AO JORNALISTA PROFESSOR MESTRE EDSON GONÇALVES FERREIRA, DISTINTO AUDITÓRIO, AUTORIDADES PRESENTES, SENHORAS E SENHORES.

                         
                         
Presidentes e diretores ACID/SINVESD no auditório da FIEMG
                   

CONCEDAM-ME, NESTE MOMENTO EM QUE ESTOU CHEIO DE EMOÇÃO, LICENÇA PARA EU FAZER O MEU AGRADECIMENTO POR PALAVRAS ESCRITAS, POIS, COMO TODOS SABEM, NÃO SOU NENHUM ORADOR.

AO RECEBER ESTA MAGNÍFICA HOMENAGEM, ESTOU ME SENTINDO IMENSAMENTE EMOCIONADO, MAIS AINDA POR ESTE AGRADECIMENTO SER EXTENSIVO A TODOS OS EX-PRESIDENTES DA ACID. REPRESENTÁ-LOS É PARA MIM UMA GRANDE HONRA. EU QUERO QUE ESTE ACONTECIMENTO SEJA COROADO DE ÊXITO PARA A ALEGRIA DE TODOS, PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE REPRESENTO.




                      
                      
Prof. Célio Fraga (FACED), João Morais Teixeira (ACID)
                       e o organizador do evento Prof. Edson Gonçalves Ferreira (Ms)


 
MUITOS JÁ SE FORAM, MUITOS ESTÃO PRESENTES E MUITOS AINDA VIRÃO PARA TEREM A HONRA DE SEREM REPRESENTANTES DA NOSSA QUERIDA ACID.

RECEBO ESTA HOMENAGEM EXTENSIVA A TODOS NÓS, COM MUITA HONRA. EM MEU NOME E TODOS OS EX- PRESIDENTES  ORA HOMENAGEADOS, APRESENTANDO OS NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS.



                               
                             
  
Valdemar e senhora (Pammer), Amnys Rachid, Olímpio
                                e Irene Fagundes, ex-presidente da ACID


APROVEITO, NESTA SEQUÊNCIA, FAZER UMA PEQUENA SAUDAÇÃO A NOSSA QUERIDA DIVINÓPOLIS PELO SEU PRIMEIRO CENTENÁRIO DE VIDA. MEUS AMIGOS, CAROS PROMOTORES DESTE EVENTO, QUANDO CHEGAMOS AO ENTARDECER DE NOSSAS VIDAS, OU SEJA, QUANDO FICAMOS VELHOS, NEM SEMPRE ESTAMOS APTOS PARA CERTOS DEVERES QUE NOS APARECEM, TORNANDO-NOS MAIS LENTOS E MENOS OBJETIVOS. É O QUE ESTÁ ACONTECENDO. COMO TODOS SABEM ESTOU VIRANDO OS MONTES MAIS ALTOS DESTA MINHA AGRADÁVEL VIDA. ÀS VEZES, JÁ SENTIMOS DIFICULDADES PARA EXPRESSAR AQUILO QUE QUEREMOS DIZER.


                        
                        
Antônio de Araújo Rodrigues Filho (SINVESD) e Dr. Paulo e
                         Dra. Maria José Freitas França (Conselho FACED)

          
PASSAMOS DE QUANDO EM VEZ A REMEMORAR O PASSADO. HÁ POUCOS DIAS, SENTANDO EM UMA POLTRONA DE DESCANÇO, ESTIVE RELEMBRANDO DE DIVINÓPOLIS, DO TEMPO QUE AQUI CHEGUEI. ELA, A CIDADE, AINDA ERA PEQUENA, MAS JÁ ERA GOSTOSA, ERA FELIZ. JÁ ERA “CIDADE-ESPERANÇA”. O POVO QUE AQUI VIVIA ERA FELIZ E SIMPÁTICO. A VIDA ALEGRE DOS HABITANTES DE DIVINÓPOLIS ERA CONTAGIANTE. QUEM VINHA VIVER AQUI ERA AGRACIADO POR AQUELE MODO FELIZ DE VIVER DA CIDADE. O DIVINOPOLITANO RECEBIA O FORASTEIRO COM BASTANTE SIMPLICIDADE, FAZENDO-O SE SENTIR MUITO À VONTADE, COMO SE ESTIVESSE EM SUA PRÓPRIA TERRA. ISSO HÁ 66 ANOS. SIM, HÁ 66 ANOS QUANDO AQUI APORTEI, A CIDADE, COMO AGORA, ERA ALEGRE, HOSPITALEIRA, BONITA E ACONCHEGANTE.


                       
                      
  Cecília e Zélia B. Vieira, Dr. Célio Fraga e Maria Angela Sena Rabelo
                        na homenagem aos ex-presidentes e diretores ACID/SINVESD

                      

DIVINÓPOLIS, DENTRO DE POUCOS DIAS IRÁ COMEMORAR SEU CENTENÁRIO E NOSSA GENTE JÁ ESTÁ LHE PREPARANDO UMA GRANDIOSA FESTA. VAI SER LINDA, VAI SER CHIC, VAI SER A MELHOR FESTA QUE JÁ HOUVE EM DIVINÓPOLIS. E O POVO QUE AQUI RESIDE JÁ LHE PREPARA BELOS PRESENTES, PRESENTES VALIOSOS, À ALTURA DE QUEM VAI RECEBÊ-LOS.


                       
                        
Dr. Afonso Gonzaga, presidente da FIEMG, coanfitrião da régia
                         noite de homenagens discursa


A NOSSA INDÚSTRIA TEM FEITO CRESCER A SUA PRODUÇÃO, SEMPRE DA MELHOR QUALIDADE. AS NOSSAS CONFECÇÕES SE ESMERAM NO QUE PRODUZEM, OS NOSSOS CRIADORES DE MODA FAZEM ROUPAS DE DEIXAR AGUA NA BOCA, BUSCANDO MILHARES DE CLIENTES LÁ FORA. O NOSSO COMÉRCIO SE DEDICA E NOSSAS LOJAS SE ENFEITAM VALORIZANDO SUAS MERCADORIAS, EQUIPARANDO- SE AO COMÉRCIO DE GRANDES CAPITAIS.


              
            
O ex-presidente da ACID:  Dr. Zoroastro F. Andrade e sua bela esposa


O ENSINO DE NOSSOS COLÉGIOS ULTRAPASSA LIMITES, TRAZENDO ESTUDANTES DE FORA A SE APRIMORAREM AQUI. TRATANDO- SE DE SAÚDE, ESTE SETOR SE ESTENDE A LONGAS DISTÂNCIAS SERVINDO AO POVO DA CIDADE E AOS MUNICÍPIOS VIZINHOS.  E O NOME DE DIVINÓPOLIS ULTRAPASSOU LONGAS DISTÂNCIAS, LEVANDO AO CONHECIMENTO DO MUNDO, A CAPACIDADE DE TRABALHO DE NOSSA GENTE. ISSO QUE CITAMOS É PARTE DOS PRESENTES DE ANIVERSÁRIO À NOSSA QUERIDA DIVINÓPOLIS.


                    
                                
Os ex-presidentes homenageados Júlio César Pereira
                                 e Eduardo Soares (segunda fila) no auditório da FIEMG



ASSIM, SENTADO ALI NAQUELA POLTRONA, MEU PENSAMENTO FOI MAIS LONGE, VIVENDO UMA PEQUENA COMPARAÇÃO. COMPAREI NOSSA CIDADE A UM PORTO MARÍTIMO DE ÁGUAS CALMAS E TRANQUILAS. ESSE MAR, NO MEU SONHO, ERA TOTALMENTE COMERCIAL. OS COMERCIANTES E INDUSTRIAIS DE DIVINÓPOLIS SEMPRE FORAM CORAJOSOS, INTELIGENTES E AUDACIOSOS, APROVEITANDO AS CALMARIAS DESTE MAR CRIADO EM MINHA MENTE, LANÇAVAM SEUS VELOZES BARCOS NESSAS ÁGUAS, LEVANDO CONSIGO O NOME DIVINÓPOLIS PARA LONGAS DISTÂNCIAS, TRAZENDO NOVAS RIQUEZAS E PRESENTES PARA A NOSSA CIDADE.

                                   
                                   
Profa. Cristiane Victer e ex-presidente da
                                    ACID: José Maria Nogueira


MAS, NÓS DO PASSADO DISTANTE, PIONEIROS NA LUTA PELO ENGRANDECIMENTO DE DIVINÓPOLIS TAMBÉM FIZEMOS A NOSSA PARTE, LANÇANDO NOSSOS PEQUENOS BARCOS, NÃO TÃO VELOZES, MAS SEMPRE FIRMES, LUTANDO PARA VENCER. ENTRE ELES UMA EMBARCAÇÃO MAIOR QUE, HOJE, NAVEGA CALMA, SERENA E ATENCIOSA, ZELANDO PELA CIDADE: A ACID: A GUARDIÃ DE NOSSO PORTO.  ISSO TAMBÉM É PRESENTE A NOSSA QUERIDA CIDADE.

EU, MARUJO DOS TEMPOS REMOTOS, ME SINTO FELIZ APRECIANDO ESTE DOCE PENSAMENTO QUE, HOJE, TORNOU-SE VERDADEIRA REALIDADE. VIVA DIVINÓPOLIS NO SEU CENTENÁRIO! VIVA DIVINÓPOLIS POR SUA ATUAL GRANDEZA! A TODOS, PELA PACIÊCIA, MEU MUITO OBRIGADO.
 
AMNYS RACHID     28/11/2011


 

Prof. Célio Fraga (FACED), Antônio de Araújo Rodrigues (diretor do SINVESD),
Prof. Edson Gonçalves Ferreira (coordenador do evento)
e Lúcia Maria Fonseca Rodrigues (Conselho Deliberativo da FACED)



"Grandes são os homens que já se imortalizaram
na bravura do seus feitos"
                                         
(Edson Gonçalves Ferreira)
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 30/11/2011
Reeditado em 13/12/2011
Código do texto: T3364836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.