Os melhores anos de minha vida

Começa logo aos onze anos de idade, não que os outros não tenham sido bons, más a partir dessa idade eu comecei a entender mais as coisas e a viver uma outra realidade, o trabalho que antes era uma diversão, agora uma obrigação um meio de sustento especifico e sob ordens aprendi a seguir regras, a desenvolver meu raciocínio lógico, aprendi química, física, a desenvolver minha inteligencia e a conviver com as diferenças.

Enfim comecei a ver o que realmente move o sistema, inserido nesse mundo adulto desde logo aprendi a conhecer as pessoas suas personalidades, suas manias e suas loucuras e convivendo com as diferenças que antes não percebia, pois não as distinguia entre os seres humanos a minha volta, eram apenas pessoas.

Os amigos eram amigos, não tinham cor ou credo, apenas definidos pelo grau de intimidade que mantínhamos, alguns mais chegados outros nem tanto afinal os amigos nos elegem como íntimos, compartilham seus segredos. seus medos, suas alegrias e angustias.

E agora naquele meu mundo era tudo diferente, subjugado a tantas regras e leis com tantas tarefas a cumprir em horário rígido não se permitia atrasos, tudo era cronometrado, na padaria era assim, desde a mistura da matéria-prima a confecção dos produtos acabados era só pressão.

E era tão natural essa correria, que em pouco tempo também entrei nessa loucura, fui obrigado por força da necessidade a tomar um choque e entrar na pilha, pois era tudo feito a mão, trabalho artesanal mesmo e aos poucos fui aprendendo a dar formas aos pães e doces, aos biscoitos, aos bolos, aos pudins, etc.

Com o Nicolau padeiro, com o Santo auxiliar e meu instrutor e que de santo nada tinha, com Narciso forneiro, com o vicente o motorista e com o Plínio confeiteiro, o seu Domingos outro padeiro, com eles dei os primeiros passos na vida profissional dessa que seria uma das minhas profissões.

Com seu Otávio e dona Clara os patrões, aprendi a ser responsável, pois me ensinaram que o ser humano não se mede pelas suas funções e sim pelo caráter e profissionalismo com que se encara qualquer profissão e a vida.

Fazendo tudo com amor e dedicação e sempre aberto ao aprender, pois nunca se sabe tudo, sempre á algo a se aprender e que o tempo é o senhor da rasão e nos leva pela vida a fora e que ela só faz sentido ( a vida) se tivermos um objetivo e brigarmos por ele.

Foram por alguns anos a minha família e como em toda família, existe os desentendimentos, as divergências de opiniões, más tudo se esclarece quando há respeito e isto havia e muito e era mutuo entre patrões e empregados.

Esta é uma singela homenagem a aqueles que me iniciaram neste mundo cão e que Deus os abençoe e por onde quer que estejam.

Muito obrigado por terem feito parte da minha vida.

Tudo isso foi na padaria Santa Teresinha, na Av Gal Carneiro onde hoje se encontra uma farmácia com mesmo nome.

Bons tempos, saudades de lá, minha infância faz tempo hein!!

Kduborges
Enviado por Kduborges em 02/12/2011
Reeditado em 18/08/2015
Código do texto: T3367646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.