HOMENAGEM À SANTA BÁRBARA

Homenagem à Santa Bárbara

Contam as tradições católicas que esta santa viveu por volta do século III, na Nicomédia (Turquia). Sua família tinha boa posição social. Seu pai Diáscoro era muito possessivo e desde cedo afastou sua filha única do contato mundano. Ela viveu encerrada numa torre. Raras vezes ia á cidade. Famosa por sua beleza, muitos pretendentes apareceram interessados em esposá-la, mas a jovem Bárbara preferiu não aceitar nenhum O pai, Diásporo, acreditava que o afastamento de sua filha da sociedade a levara a tal atitude. Resolveu deixa-la conhecer a cidade. Durante a visita à cidade, Bárbara teve contato com alguns cristãos que lhe apresentaram as ideias de Jesus. Logo depois aceitou o batismo cristão. Quando seu pai tomou conhecimento da fé que a filha abraçara, tornou-se seu pior inimigo. Ela foi denunciada ao prefeito Martiniano para ser torturada, e talvez obedecer à fé de seu pai. Diante de sua firme resolução, ela foi sentenciada à morte por degolamento, tendo sido seu pai seu próprio algoz. Primeiro ela foi exposta a execração pelas ruas da cidade, seus seios foram arrancados, e finalmente foi degolada. No momento que sua cabeça rolou pelo chão, um raio atingiu seu pai e o tombou morto.

Depois deste acontecimento, Santa Bárbara passou a ser conhecida como protetora contra relâmpagos e tempestades. e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.

Não existe confirmação de que a lenda seja verdadeira, o que temos são apenas as fontes católicas.

Comemorada no dia 4 de dezembro pelas igrejas católica romana e ortodoxa.

Fonte bibliográfica: Wikipédia

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 04/12/2011
Código do texto: T3371665
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.