Meu velho e saudoso Amigo                                                  Fernando Amaro Novaes...
     
 Tem amigo que trazemos da infância, outros da adolescência, da juventude, das peladas nos campinhos de futebol, do bar da esquina, da pescaria, das caçadas, das aventuras, das disputas de namoradas, dos bailes, das noitadas e da boemia e a até da igreja...
          É, mas em nem um destes acima foi o nosso caso... Embora tivéssemos muita coisa em comum... Ainda chutávamos com as duas, fazíamos planos para futuro, realizávamos sonhos e ainda olhava e desejávamos as gatas do pedaço e do inteiro... Afinal estávamos vivos e em plena forma física, moral e intelectual... Eu beirava os quarenta e ele os cinquentinha!...
          Como ele dizia ainda estou arretado! “Ainda tou pegando no tranco”... Ou seja, de primeira! É só da partida que a maquina vira!... rsssss
 Já nos conhecemos no meio do caminho da vida, se é que a vida tem meio de caminho... Mas posso afirmar que é como se tivéssemos passado por todos os estagio anteriores...
Fomos simplesmente amigos desde a hora que nos cruzamos em Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo) nos idos dos anos 90! Mas precisamente no ano de 93 e foi ali pelo mês de março ou abril daquele  ano...
A partir de então compartilhamos idéias, trabalho, viagens e confidência! Nas minhas idas e vindas diárias entre Castelo e Cachoeiro (ES) obrigatoriamente parava em Conduru ou para levá-lo ou trazê-lo de Cachoeiro! Não conheci ninguém que não gostasse dele... O caba era feio, mas como ele dizia era gostoso...rssss! Era e sabia ser amigo!
          Não preciso assegurar, mas com certeza foi um dos meus maiores e melhores amigos, embora nunca tenhamos saído para farra junto, nunca bebemos alem de um brinde ou uma coca-cola... Mas nos divertimos muito com as nossas historias de vida, ele com as suas e eu com as minhas. Isto talvez porque já havíamos atravessado grande parte da nossa caminhada, pois a esta altura já tínhamos constituídos famílias, viajado pelo mundo e realizado empreitadas diversas...
            Éramos homens de meia idade...
            Ele ta dando risada La no céu!...rsss
             Ele tinha cara de comediante.  Suas histórias eram para fazer rir, tinha em si, um verdadeiro e fiel espírito nordestino.  
Nunca perdeu o seu linguajar, vixe! arretado, aperriado, fresco, saco-de-gato, baitôla, bixim, d'mulesta cabrunco e o seu ôche!...
Colocados com graça e com consciência do seu regionalismo.
 
               Não conheci ninguém mais engenhoso, sagaz e capaz que o Fernando! Isto não é um  puro depoimento de amigo, mas sim,  o que reconhecíamos  nele...  Às vezes chamávamos de professor pardal... Com suas maquinas e suas engenhocas e sua consciências  de raciocínio mecânico!...
              Já o conheci solitário, recluso em um prédio velho de Conduru (ES), mas nunca infeliz, nunca nos negou um sorriso, um ar Cortez ou uma palavra amiga!
Entendia a escolha que fizera pela solidão e os seus motivos. Naquele momento ele queria e vivia sozinho.
             De vez enquanto visitava a família no Rio onde em algumas oportunidades fui com ele.
             No mesmo prédio (em Conduru) onde morava e executava os seus projetos,  me vez dá muitas risadas e ate hoje conto e dou gargalhadas sozinhas ao lembrar-me da parada dele com um fiscal da prefeitura de Cachoeiro do Itapemirim, a quem pertencia o tal prédio...
Pois bem, certo dia chegou o pobre fiscal, vestido a caráter (paletó preto e gravata sapato e cinto verniz) arrogante (particularidade dos fiscais) já que era fiscal da referida prefeitura, cheio de moral, portava uma pastinha 007 e uns papeis na mão, ao se deparar com ele perguntou?
“Você é o Fernando Amaro Novaes" sem esperar resposta o mesmo lascou esta: Estou aqui para despejá-lo do prédio da prefeitura!...
Fernando olhou para o pobre e coitado fiscal, e perguntou:
Quem é o Senhor?
O pobre homem respondeu:
Sou um fiscal da Prefeitura Municipal de Cachoeiro do Itapemirim com tom de autoridade...
Fernando deu uma risada irônica e rebateu!
Sua mãe é muito infeliz!...
E continuou... Bem feito! Se tivesse estudado hoje seria um doutor, um engenheiro um advogado...  Com não ouvi a coitada da sua mãe é um lascado filho d'uma égua de um fiscal de merda da prefeitura...
Esta é apenas uma das historia que me lembro da sua presença de espírito e de espontaneidade...
Só sei que ele ficou no prédio o tempo que quis e ninguém veio mais incomodá-lo, este era o Fernando!
Ai vem o destino e nos dar rumos diferentes em nossas vidas...  Porem amigos não se separa apenas se distanciam no espaço e no tempo... E às vezes da vida! Embora eu saiba que agora esteja, mas próximo do que nunca...
                                                                            Veio morar de vez em nossos corações...
Nesta ocasião, ele foi para o Recife e eu fui para o Rio de Janeiro e depois para o Ceara.
 Ficamos tão perto e ao mesmo tempo tão distantes...
 
           Algum tempo depois ele me encontrou no Rio. Foi com imenso prazer que o reencontrei embora seu estado de saúde não fosse dos melhores, porem em momento algum me passou qualquer ar de desanimo com a vida, muito pelo contrario estava cheio de planos para retornar ao Recife!
Vi ali em meu amigo o inicio da sua batalha contra os malhes que a vida lhe causará... Isto foi em 2003 a ultima vez que o abracei e apertei a sua mão, estávamos no aeroporto do Galeão.
Depois de colocarmos o papo em dia, o vi entrar para o embarque. Desejei-lhe uma boa viagem ao Recife.
Contava ali com o seu pronto restabelecimento de saúde... Pois queria e desejava muito a sua auto-estima renovada...
Mantivemos contatos por telefone, embora raros, mas sempre tivessem noticias um do outro...
Por fim há pouco mais de dois anos o reencontrei através do Orkut, onde constantemente trocávamos nossas noticias e o envia-lhe mensagens de esperança e de demonstração de minha amizade por ele...
Melhoramos muito os nossos contatos e com mais freqüência quando fizemos parte deste site de relacionamento...
Ate cheguei a fazer o seguinte depoimento:
F. Rangel:
 
          Fernando, Eu fiz aqui poucos ou quase nenhum depoimento... Mas a idade avançada (rsss) nos leva a confessar coisa antes que seja tarde ou que não seja dita... (rssss)
           Sempre me lembro com prazer da sua amizade. Não me lembro durante todos estes anos termos discordado de algo ou termos ficado contrariado por algo que tivéssemos provocado um ao outro... Muito pelo contrario, fomos companheiros e amigos leais!



Já dizia Vinicius de Moraes... “De um amigo ninguém se livra fácil... Amizades alem de contagiosa e totalmente incurável”...



           Gosto de lembrar a tua capacidade engenhosa... Enfim!... Gosto e preservo há anos a sua amizade!!!
                                                               Com carinho e admiração do amigo Rangel!

 
 
          Lamento, não tive a capacidade de entende as suas ultimas mensagens... (reproduzido na integra)
 
Amaro: 08/11/10
 
Rangel, estou a quase dois meses doente levei um tombo e cai sobre o ombro direito não quebrou nada,mas atingiu os tendões,n posso tomar anti inflamatório,prejudica o fígado, to te falando por não mas apareci, o restante tudo bem.
Tenho que aí em Mossoró para vender aqui,você foi o cara peitudo que conheci, saiu do rio com um bocado parabólica em baixo do braço para o norte Brasil aonde nem tv o povo conhecia. Estou algum com uma firma em Olinda de portão de alumínio automatizado, cerca elétrica, sistema de câmera alarme e o que ninguém faz eu faço. Mas mercado é cheio de picareta, que faz o trabalho pela diária. Abraços Fernando.
 
Amaro: 10/12/10
 
Rangel ando doente, estou fazendo fisioterapia, pois caí jogando bola,a doença maior alem da cirrose,é o coração amargurado ,fiquei solteira após 12 anos e o pior fui eu o culpado,fazem mais de três meses,que não vivo,fui ao medico para ver como podia esquecer,disse-me que esta me causando,todos os males é devido ao coração.
 
          Associei apenas que era o fato de estar em uma fase de amargura como ele mesmo falou e imaginei ser o efeito da separação!
Estas foram as suas ultimas mensagens em plenos meses de novembro e dezembro de 2010, mais precisamente dia 08 de novembro e 10 de dezembro...
          Embora tenha me preocupado em enviá-lo constantemente msn, porem não mais recebi noticia suas, ate pedir par Nanda me respondesse... Assim me preocupava com a sua saúde e com a sua amizade... Separados, distantes, mas porem amigos! Amigos para sempre!
 
          Amigo, me deixas um grande vazio, sei que não vou mais abraçá-lo em vida, mas ficarás guardado em minhas eternas lembranças.
E o que nos conforta e que deixastes entre nós os teus filhos que são a tua imagem e as semelhanças física e de caráter...
 
          Neles encontro  a semelhança fisionômica no Marcelo, no sorriso da Nanda o teu sorriso e também no semblante serio da Nelinha...  
Caramba!...
                   O Marcelinho não nega a raça, tem os seus traços  também!
 
         Meu velho e adorável amigo Fernando...   
               Obrigado por tua existência e por tua amizade!
                                 Assim me restam as muitas saudades... Com carinho do amigo Francisco Rangel!...    

As coincidências da vida...
Exato hoje que esta fazendo um ano em que recebi a ultima mensagem do Fernando eu resolvi fazer uma homenagem a ele... São os milagres da vida que não conseguimos explicar... 10/12/2012

  
Francisco Rangel
Enviado por Francisco Rangel em 11/12/2011
Código do texto: T3382523
Classificação de conteúdo: seguro