Especial

Especial: "Peculiar a uma pessoa ou coisa; privativo, singular, exclusivo; fora do comum, excelente, notável."

Mas por que ela é especial? Porque tem características peculiares que a tornam "singular, exclusiva"? Não, todos nós somos assim. Todos somos diferentes, únicos; não seria esta a justificativa.

E o que dizer sobre ser "fora do comum"? Vejamos: se "comum" é o que é próprio de grande número de pessoas - "geral, universal, ordinário, habitual" - seria ela alguém fora do comum?

Vem daí esta expressão disseminada hoje em dia, na mesma proporção de outras palavras que viraram moda: pessoa especial. Uma jovem especial. Sim, ela é uma jovem fora do universal, do ordinário, do habitual. Uma jovem que não age da mesma forma como agiria a imensa maioria das jovens de sua idade; uma jovem que não pensa ou reage como seus pares. E nem sequer se interessa pelas mesmas coisas que eles.

Porém às vezes me intriga a semelhança que, se não temos, gostaria de ter com ela. Queria mesmo falar sozinha, como ela - e às vezes até falo, em silencioso colóquio comigo mesma, com a diferença que me importo, sim, se alguém ouvir. Queria, como ela, me alienar por horas em frente à TV ou a um videogame para esquecer dos tantos encargos às minhas costas. Queria ter, como ela, a capacidade de cantar uma música inteirinha enquanto outros sons se propagam à volta, para que minha mente se desligasse das preocupações que a ocupam em demasia. E, acima de tudo, queria não ter, como ela, malícia nenhuma em meu coração - que um dia foi assim puro, porém a vida se encarregou de fazê-lo desconfiar.

Também há coisas cuja semelhança entre nós ainda está para ser conquistada. E que ela, especialmente, me ensina. Ensina que a vida é muito simples, as coisas são como são, não existem meias verdades e viver o hoje é a única coisa que podemos fazer. Promessas são para serem cumpridas, a pressa não faz sentido, fazer tarefas é muito chato, comer coisas gostosas é uma delícia. E os cães, os gatos - os bichinhos, enfim - são todos fofos.

Eis porque ela é tão especial ("excelente, notável") para mim: é fruto do meu ventre, é sangue do meu sangue, é fora do comum e é dona do meu amor incondicional. Enquanto eu faço tudo o que posso para torná-la menos especial para o mundo - para que viva integrada e plena entre os outros seres de nossa espécie - ao mesmo tempo quero que ela jamais deixe de ser especial, para que me ensine a sê-lo também.

(Para Luisa)