Qual é a função de um JORNALISTA???

Responderei esse questionamento, 'escrevendo com o coração e alma'! Afirmo: Ser Jornalista Profissional é mais do que uma profissão! Ser e sentir-se Jornalista Profissional não é para qualquer pessoa! Falo isso devido o envolvimento que essa área exige. Ser Jornalista Profissional é possuir o dom, a vocação, um olhar 'crítico e clínico' da conjuntura do espaço geográfico global e suas várias possibilidades; é aquele profissional que apresenta visão em articular e disseminar pensamentos; é possuir posturas e condutas firmes, baseadas na veracidade, na transparência, na imparcialidade. Ser Jornalista Profissional significa 'ser a voz de uma comunidade', 'ser a lente' de uma determinada localidade. É o falar, o agir, o pensar de muitas pessoas que ficam 'ceifadas' sem poderem opinar sobre os assuntos do dia a dia. Cabe ao Profissional da Comunicação, estabelecer estratégias de forma crítica, opinativa e acima de tudo, ética, um trabalho baseado na consolidação para uma sociedade melhor. Ser Jornalista Profissional é testemunhar, como protagonistas, o desenrolar da História, contribuindo com a realidade! É focar no comprometimento com a verdade; buscando dinamismo em suas ações. A missão é garantir, sempre, olhares diferentes de tudo o que acontece em âmbito local, regional, nacional e global. Cabe a esses profissionais, possuir base em aspectos econômicos, políticos, culturais, étnicos, religiosos, ambientais, literários (...). Expressar-se sempre, com atitudes adequadas e com condutas sérias, travando um compromisso com a sociedade. Ser Jornalista Profissional é assegurar mentalidades, comportamentos, estilos, ideais que sejam espelhados. É levar com precisão tudo o que afeta a vida da população. É refletir, ir além das fronteiras dos questionamentos, é querer deixar assinado, na História, o trajeto das mudanças. A mutabilidade faz parte de seu trabalho! Nunca é estático ao cargo e jamais possui inércia nas condutas; o Jornalismo é o momento que se vive; é o acontecer. A função do Jornalista Profissional é questionar sempre, indagar literalmente; visar as mudanças; almejar o bem-estar social; zelar pela fragmentação de saberes; é reconfigurar e desvendar os fatos; é buscar em sua missão, ajudar o próximo; é possibilitar uma consciência mais crítica e consciente aos cidadãos; é valorizar as culturas dos povos; é informar com competência, é ser 'gente' diferente; é possuir reflexão além dos pensares de seus semelhantes; é fomentar ideias, ideais, objetivos e filosofias de vida. É sonhar e tentar colocar em prática, uma sociedade melhor. É contribuir para que tenhamos uma sociedade com menos injustiças, e sim, mais igualitária; possibilitando menos ou a escassez das mazelas sociais, que assolam a humanidade! Ser Jornalista Profissional é uma dádiva possibilitada por Deus. Jornalista é o 'espelho' de uma sociedade. É possuir uma atuação com dignidade, com autenticidade, com ousadia, com credibilidade, com gosto em trabalhar. É não ter medo! É falar aquilo que pensa, com equilíbrio, possibilitando melhorias na vida de milhares de cidadãos. É ter ATITUDE formada e 'carregar' essas tais atitudes em afinco na profissão! O respeito é adquirido de acordo com sua atuação em prol de uma sociedade, contribuindo para sua ascensão em vários níveis sociais. Autor: Jornalista - TV Coromandel/Juan Wagner Honorato. 07/01/2012.