No dia 07 de fevereiro de 1756, no sul do Brasil, perdeu (ou entregou) a vida o cacique guarani Sepé Tiarajú, defendendo a terra e a liberdade do seu povo contra os exércitos reunidos de Portugal e Espanha.
            Sepé Tiaraju foi o nome que os índios lhe deram. Significa “facho de luz” Até o hoje, o povo da região das Missões o venera com o título de São Sepé, inclusive, nome de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.
            Um herói guarani e profeta.
            Todo ser humano pode ser um profeta e profetizar. Há pessoas que desde que nascem desenvolvem este dom. Outros o descobrem no decorrer da vida. Outros há que passam a vida inteira sem acessar essa capacidade que tem nomes diversos conforme a cultura e tradição na qual se desenvolve.
            Para diversas culturas indígenas, profeta é alguém que interpreta sonhos e se comunica com os espíritos e interpreta o futuro.  Na tradição bíblica mais antiga, os profetas eram homens e mulheres que aconselhavam as pessoas sobre o que fazer na vida e previam o destino do povo. Sepé Tiaraju foi um desses profetas que lutou e morreu para transformar o mundo injusto e garantir o direito dos guaranis oprimidos e explorados. Os de ontem e os de hoje.