Graciosa.

Já andei muito por esse mundo a fora, conheci muitos lugares,mas guardo com maior carinho  na alma e no coração  um lugar especialmente  belo,onde busco paz, comunhão com a natureza e o infinito.
É uma serra, mas não se trata de uma simples serra.É a Serra da Graciosa,ou como muitos a chamam o  Caminho da Graciosa.
Ninguém como ela neste País e talvez em nenhum outro, mereça este nome , é simplesmente linda,graciosa como uma mocinha enfeitada de flores e fitas para seu primeiro baile, bailando com passos leves e silenciosos no  paralelepípedo que cobre o chão,se  torna ainda mais romântica...
Sem dúvida é o meu passeio preferido, mas nem sempre é possível  ser feito,  pois o frio em nossa região não permite, a não ser que se queira enfrentar temperaturas abaixo de zero grau e vagar sem rumo em meio a nevoa, nem por isso menos bonito.Em  outras estações é uma aventura inesquecível.
Um imponente portal  de acesso a surpreendente paisagem  em constantemente  renovação,é o mais  preservado trecho de Mata Atlântica do Brasil.
Belíssimos riachos, trilhas na mata,aves raras,cachoeiras de águas cristalinas formam nuvens de vapor,  plantas exóticas, exalam  o perfume que  paira no ar da Graciosa,a neblina quase sempre a cobre com um manto bem fininho e suave, parece querer esconde-la de curiosos,protegê-la dos perigos...

Felicidade plena é participar do  seu despertar  encantado  e da natureza. Sentar no chão de terra no alto da serra, com o olhar perdido no horizonte , ver o dia amanhecer ,  presenciar o  sol que  sem pressa  vem lá de longe, do mar, trazendo  calor e  brilho, acordando os pássaros, as borboletas,sentir as gotas de orvalho  escorregarem delicadamente das folhas de verde intenso, respirar  o ar  puro que  trás o cheiro da mata intocada, é  para mim um momento  de indescritível emoção,o silêncio que nos cerca faz  o tempo  deter-se,nada mais existe a não ser uma paz profunda,e  a certeza que Deus existe!
Para mim  a Graciosa  é o  paraíso, agradeço e a reverencio por  me oferecer o refugio  de  seu colo abençoado e aconchegante por algumas  horas, querida senhorita você é sem dúvida meu  Shangri-lá.
 
P.S. Quem ainda não foi “apresentado” a Graciosa, procure conhecê-la, vale a pena.