DIA NACIONAL DA POESIA - 14 de março

Hoje, 14 de março, é o Dia Nacional da Poesia, criado em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847, no Estado da Bahia. Nosso poeta romântico, condoreiro maior, passou em batalha verbal contra a escravidão toda a sua breve vida, bem como a passou mergulhado nas palavras de amor às mulheres, que lhe caíam aos pés, em especial imerso no amor e nos versos a Eugênia Câmara, a atriz portuguesa de quem ele, poeta, sempre esteve aos pés.

Venho para saudar-te, Castro Alves, poeta do amor e da liberdade; venho para saudar-te, Dia Nacional da Poesia. Venho para saudar-vos com as parcas palavras que busco colher das lembranças do pássaro que fui e da lembrança-presença, também, de outro pássaro condor, pássaro que me povoou, povoa e povoará sempre, independente da minha vontade, independente da vontade dele, pássaro condor.

Pássaro condor da minha alma e da minha vida: Há exatos 22 anos nasci, nasceste, nascemos para um Tempo Novo prenhe de estranho fruto que, aberto, trouxe-nos, ao longo destes anos infinitos, toda Luz e toda Sombra, não apenas para nós.

Pássaro condor da minha alma e da minha vida: 22 anos depois venho, para mais uma vez afirmar que me é impossível negar-te, mesmo quando te nego; que me é impossível esquecer-te, mesmo quando te esqueço; que me é impossível partir, quando de partida; que és, que estás,ainda quando eu não me sinto a estar nem a ser.

Pássaro condor da minha alma e da minha vida: neste Dia Nacional da Poesia venho também louvar-te nestas linhas, tanto quanto venho dar a mim mesma um tímido aceno, um aceno tímido àquela que fui, àquela que poderia ter sido, bem como àquela que, porventura, eu possa ainda vir a ser.

Publicação no início da madrugada de 14 de março de 2012.