Curitiba 319 Anos

Parabéns Curitiba! A cidade do pinhão e entre tantas outras és a minha cidade amada, desde o século XVII (dezessete) em diante, foste em 1963 fundada, a partir de um povoado bandeirante que cresceu através da cultura refugiada dos europeus imigrantes. Transformada em capital modelo pela inovação urbanística, o cuidado com o meio ambiente e pela forte identidade artística.

Parabéns a urbe da arte, do bom senso, da seriedade, da ecologia e do friozinho de manhã e a noite, das festas, das igrejas, dos bares do Largo da Ordem, dos inferninhos do centro, das calçadas de paralelepípedos (lisos como sabão nos dias de chuva), dos prédios, das araucárias, do estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada) e demais estádios, dos teatros, dos museus, do Passeio Público, da Rua das Flores, das ciclovias, da Boca Maldita, Da Biblioteca Pública do Paraná, dos parques e praças, dos meus amigos, estranhos e vizinhos e de muitas de minhas lembranças.

Parabéns ao lar dos boêmios, ao abrigo dos sem tetos e mendicantes,aos catadores de lixos empurrando seus carrinhos e suas vidas miseráveis, aos pobres de espírito e a quem reclama do cheiro insuportável de urina nas ruas do centro, aos viciados em crack, aos políticos sem escrúpulo e sem caráter, a nossa corrupção habitual e ao trânsito no horário de pico, a nossa corriqueira falta de segurança, pois, em tua história e em tuas alamedas e becos não há só virtudes, temos também as vicissitudes da cidade com melhor qualidade de vida no Brasil e a maior do sul do país. Além de ser uma das cinco melhores cidades para se investir na América Latina, e do menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais.

Parabéns mais uma vez por tudo o que lhe escrevi de bom e aos pontos negativos que temos ainda que resolver, eu te amo minha bela Curitiba e em trezentos e dezenove palavras.

Luiz Henrique Santos
Enviado por Luiz Henrique Santos em 29/03/2012
Código do texto: T3583267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.