RECICLADORES HUMANOS... HUMANOS!

Quando Natacha (nome fictício inventado por ela,na realidade "Solange") fugiu do abrigo USR-IG (antigo STELLA MARES), perguntei-lhe por que havia fugido e, segundo ela, "a saudade doeu"! Refeito o susto (meu) e a emoção (nossa), com jeito fui lhe perguntando sobre as condições de lá.
O abrigo é da "prefeitura do Rio", com capacidade para acolher 150 moradores de rua. Você deve estar pensando: DEPÓSITO DE LIXO HUMANO! Assim eu pensei, há 8 meses atrás, quando os assistentes sociais vieram buscá-la na minha casa (eu a recolhi na rua, quase morta de frio, no inverno passado. Durante pouco mais de 1 mês ficou comigo enquanto eu, exaustivamente, procurava um abrigo. Natacha precisa de tratamento psiquiátrico, consequência de mais de 35 anos de "sobrevivência" nas ruas e sem nenhum documento e eu sem tempo precisei recorrer ao município). Foi com o coração partido que a vi sendo levada. Mas a "minha bonequinha voltou"! Fugida. Mas voltou.
Quando foi levada, 80% insana, quando voltou apenas 20%. O quadro psíquico apresentou visível melhora!

- Lá eles maltrataram você?
- Não!... Lá é todo mundo bacana!
- Mas a comida deve ser uma porcaria, né?
- Também não!... Tem café com leite e bolo de manhã! A comida é boa, tem carne todo dia! De tarde tem lanche e de noite tem janta!
- Caramba! Tu tá melhor que eu!...
- Mas tem que tomar remédio... injeção... e banho! Todo dia tem que tomar banho!...
- Injeção é o de menos, ruim é ter que tomar banho! (rimos) Mas você sabe que tem que voltar para se tratar, não é?
- Sei... Mas só vou depois do meu aniversário!

Domingo, dia 25 de março, fiz uma festinha surpresa para ela. Talvez esse tenha sido o único comemorado em 52 anos de vida...
Segunda, a MINHA NATACHA, A SOLANGE DO MUNDO,voltou para o abrigo...


Em um país onde quase nada funciona, em uma cidade que vive o caus do abandono, embora seja "maravilhosa", quero louvar ao URS-IG, abrigo para moradores de rua DA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO GALEÃO, E SUA EQUIPE, POR "RECICLAREM O LIXO HUMANO" TORNANDO-OS CIDADÃOS SOCIÁVEIS E SOCIAIS, ASSIM COMO EU E VOCÊ!

Meus agradecimentos e parabenização à PSICÓLOGA ALINE MOREIRA,
que transpassando o profissionalismo com HUMANIDADE E CARINHO, é a técnica de referência da Solange. Minha gratidão Aline!
Aos EDUCADORES SOCIAIS Aloísio Vieira, Cléo, Patrícia, Sérgio, Jurema, Carla, Alberto, Sonia, Lúcia e Edgar
À equipe ASG (auxiliar de serviços gerais) Marisa, Bianca e Ronaldo
Esses foram os nomes lembrados por ela, os demais me perdoem, perdoando-a!
À DIREÇÃO DA URS-IG, deixo o meu reconhecimento em gratidão!

"O MELHOR SALÁRIO DO PROFISSIONAL QUE EXECUTA SUA FUNÇÃO COM AMOR, AINDA É, NO BRASIL, O RECONHECIMENTO!"

MINHAS REVERÊNCIAS E AGRADECIMENTO A TODOS VOCÊS!
NATACHA/SOLANGE: EU TE AMO!

HERMÍNIA ROHEN
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 01/04/2012
Código do texto: T3587637
Classificação de conteúdo: seguro