Acabou-se o Chico Mineiro
Hoje o Brasil perdeu talvez o maior símbolo da musica sertaneja de todos os tempos. Tinoco, um dos maiores gênios populares desse país nos deixou aos 91 anos e fará agora morada e dueto com o Tonico que já tinha partido deste mundo em 1994.
Quando falo que a dupla Tonico e Tinoco é o maior símbolo da musica caipira do Brasil, em momento algum estou me aproveitando o apogeu de sua morte para homenageá-lo já que faço isso a 10 anos, desde o dia em que coloquei o pé dentro de um estúdio de rádio pela primeira vez, abro todos os programas sertanejos que faço com uma musica dos artistas caipiras que venderam 150 milhões de cópias, gravaram 83 discos e realizaram mais de 40 mil shows em mais de 50 anos de carreira. Tonico e Tinoco foram gravadas por mais de 20 mil artistas ao longo dos últimos 25 anos.
Conta uma historia que a capacidade vocal dos dois era tão forte que no primeiro show que fizeram diante de um microfone, o que era raro na época os dois estouraram o equipamento com a potencia de sua voz. Também tem uma historia muito interessante do Tinoco, numa certa feita, já nos anos 80, ele estava numa fila do mercado, quando o gerente do local o reconheceu e o convidou para que fosse a até a sua sala tomar um refresco, e que as compras seriam cortesia da casa e daquele humilde fã, Tinoco olhou para o homem, agradeceu por tudo e perguntou:
- Alguma vez deixaram o senhor entrar num show meu de graça?
- Não senhor.
- Então o senhor não tem obrigação de me dar nada, apenas a sua agradável companhia aqui na fila enquanto proseemos para o tempo passar.
Este era o homem por trás do artista Tinoco. Um gênio, o precursor daquele que hoje é o ritmo musical mais difundido no Brasil, ultrapassando todos os outros.
Se hoje temos Luan Santana, Michel Teló, Zéze e Luciano, Leonardo, Chitãozinho e Xororó e tantos outros, foi porque algum dia, numa parte da historia, uma dupla caipira de verdade conseguiu romper o selo do preconceito e levou a musica popular sertaneja a todas as classes do Brasil. Vai com Deus grande Mestre Tinoco, a Musica Brasileira chora lágrimas de sangue com sua partida.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 04/05/2012
Código do texto: T3650199
Classificação de conteúdo: seguro