Homenagem às mães

O dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio e hoje, dia 13 de maio de 2012, em que o festejamos - o Dia das Mães - procurei entender a origem, não crendo que um dia de tanta significação para todos, fosse criado para compor estatísticas econômicas, como a que leio hoje na Enciclopédia Livre: Nos Estados Unidos, a melhor data para o comércio, o dia das mães, proporcionará uma arrecadação de 18 bilhões e meio de dólares para o comércio! Na realidade, a significativa homenagem foi criada como uma homenagem à mãe e à maternidade, com fins excepcionalmente humanísticos, em 1865, por Ann Maria Reeves Jarvis - "Mother's Friendship days". durante a Guerra da Secessão (1861-1865) em que morreu 3% da população americana, ou sejam 970 mil pessoas. Ann Maria com sua iniciativa procurou minimizar o sofrimento de mães e filhos, especialmente as mães dos 618 mil soldados que morreram em combate.

Em 12 de maio de 1907, 2 anos após a morte de Ann Maria, sua filha Anna Jarvis criou um memorial em sua homenagem e iniciou uma campanha para que a comemoração fosse oficializada. Em 1914 o Congresso Americano aprovou a criação do dia das mães fixando-o no segundo domingo do mes de maio. em 1932, Getulio Vargas oficializou o dia das mães para a mesma data.Como podemos concluir, é uma grande tolice imaginarmos ter sido esse dia criado para esquentar o comércio; negar sua importância humanística será o mesmo que negar o Natal.

Sendo assim, desejo a todas as mães, muitas alegrias neste dia em que podemos comemorar o símbolo do amor familiar, em que lembramos as canções de ninar e, plagiando Mauro Mota, canções que as mães mesmo depois de mortas cantam para embalar os pequeninos filhos.ÀS mães do Recanto das Letras um grande e afetuoso abraço.De minha parte, tenho a alegria de festejar junto a este dia das mães, meu aniversário.