Ser pai novamente!

Estou me preparando para ser pai novamente, de uma garota... Ao todo são quatro meninas... Às vezes, penso que isso foi uma dádiva da natureza, uma teimosia, ou até uma coisa do destino... Nunca tive irmãs, mas somente irmãos, e nunca me imaginei ser pai de quatro garotas...

Cada uma delas enche o meu espírito de ânimo e de alegria, mas, com todas essas mulheres em minha vida, não cedo à pressão de tratá-las como princesas, porque isso soaria como algo artificial e que refoge à realidade dos fatos... Não tenho a pretensão de ser o melhor pai do mundo, até porque não sou modelo, nem referencial... Ainda é cedo, passar essa mensagem, porque elas são pequenas e têm pouca compreensão dos fatos e do mundo em volta, mas eu gostaria de passar a noção de elas não viverem em um mundo encantado, de fantasia, mas saberem viver as situações reais e do cotidiano...

Então, eu não passaria uma ideal para elas, ou uma busca por algo perfeito, ou intangível, mas que elas busquem relacionamentos reais e tangíveis...

Eu tenho muito orgulho da minha mais velha, pelo fato de ser uma menina sagaz, observadora, inteligente e independente... Seria terrível para eu ver um filho, ou melhor, uma filha, presa em um relacionamento infeliz e dependente da vontade dos outros... Isso não significa auto-suficiência, nem abandonar a sua candura, simpatia, feminilidade e graça, mas simplesmente saber lidar, a contento, acerca das diversas situações da vida...

Não sei se, nessa empreitada, vou ser compreendido por elas, mas eu gostaria de externar os meus sentimentos, a minha alegria de participar na vida delas, mesmo que externamente eu passe uma noção de dureza, ou até de aspereza, e algumas coisas são necessárias para o bem delas, mas, de uma forma, ou de outra, prevalecem as minhas emoções, os turbilhões de sentimentos, que passam em meu coração, quando eu vejo o sorriso de uma, ou a travessura de outra... Isso é incomparável...