Os gênios de todos os dias
O torna uma pessoa genial? É uma pergunta simples mas com uma resposta grandemente complexa. Um gênio tem que ter uma obra que seja unanime, e uma postura que que garanta ser exemplo aos outros, porque gênio necessita acima de tudo ser exemplo.
Pelé foi um Gênio. Mais de mil gols antes de completar trinta anos. Talvez o único no esporte, não que não existam outros, mas ninguém é tão unanime como ele.
Na musica também não existem muitos, na minha opinião Ludwig van Beethoven é o único gênio musical. O Brasil nunca teve um gênio musical, teve artistas geniais, mas nunca um gênio.
Na arte nosso país tem em Tarsila do Amaral seja o mais próximo que já tivemos de um gênio na pintura. No mundo alguns nomes podem ser citados, mas para mim gênio mesmo, somente Vincent Van Gogh.
Na politica o Brasil nunca teve um grande gênio. Getúlio Vargas era brilhante mas não era gênio. Nelson Mandela é o maior gênio politico no meu ver.
Na literatura, eu particularmente gosto de muita gente, mas considero gênio poucos. No nosso país Erico Verissimo era quase Gênio. Machado de Assis era genial, mas gênio mesmo não há e nunca houve. No mundo pouquíssimos. Irmãos Grimm eram geniais.
No final o mundo é isso, feito por muitas pessoas geniais, mas por pouco gênios, porque geniais são aqueles que fazem coisas genais, já os gênios são aqueles que fazem de sua vida algo genial, algo que resplandeça em genialidade em todas as suas atitudes, em todos os seus feitos, em todas as suas palavras e em todas as suas obras.
Albert Einstein era um gênio, mas Newton apenas fez coisas geniais, assim como qualquer ator pode fazer coisa genial, mas Morgan Freeman é um gênio da interpretação, assim como Oscarito era.
Falei tanto de gênio para render minha homenagem a uma única pessoa em memoriam, meu avô, ele era um gênio, não fez pinturas, não escreveu livros, não compôs musicas importais, mas me disse a frase mais sagrada de todas as que eu já li, ouvi e vi, “vigie meu filho, esteja sempre atento, pois é nos detalhes que ninguém presta atenção que você encontrará as maiores riquezas.”
Bateu a saudade do seu José Martins. O gênio que conseguia bater bola comigo, mesmo tendo uma perna amputada.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 01/06/2012
Código do texto: T3700850
Classificação de conteúdo: seguro