Aniversário

Ontem foi meu aniversário!

Nessa data, há alguns anos, eu estaria me dando um presente e um lindo cartão, enaltecendo minhas qualidades como mulher, como profissional, como mãe, esposa, amiga, etc, etc, etc.

Acham isso estranho? Não é não! Pois analisem:

Houve um fase em minha vida que eu, considerando-me a única responsável, preocupava-me com as necessidades de filhos, esposo, lar, trabalho, comunidade religiosa, etc, sem reservar tempo algum para olhar em minha direção.

Como eu não me valorizava, também os outros me consideravam tão "prática", sem "frescuras" e, portanto, sem necessidade de reconhecimento e de demonstrações de afeto. E eu, por outro lado, sentia-me constrangida em solicitar aquilo que, no meu entender, eu deveria receber espontaneamente, por direito

Para fugir à sensação de ser apenas uma máquina de resolver problemas, um instrumento a mais na vida dos meus entes queridos... eu própria passava a me presentear com pequenos mimos - e fazia cartões enaltecendo minhas qualidades.

Lembro de um que dizia mais ou menos assim:

... Você é a mulher mais maravilhosa que conheço. Admiro em você a garra, a força, a coragem, a dedicação. Sem você o mundo seria sombrio e sem calor humano. E, pasmem! Eu assinava!

E deixava esses cartões, junto às flores, bombons e outros presentes que eu me dava.

Claro que, depois disso, vinham os abraços, cartões, presentes... de uma forma artificial.

Infantilidade - alguém poderia dizer.

Concordo.

Mas era a forma que eu encontrava, na época, para driblar aquela necessidade de reconhecimento.

Não percebia que, quanto mais eu me fazia de forte, mais afastava as pessoas do meu verdadeiro eu.

Que, para ser olhada como ser humano, eu precisaria mostrar minha fragilidade, minhas limitações, minhas inseguranças.

Hoje a maturidade chegou e eu sou mais eu.

Não preciso mostrar-me invencível, forte, incansável. Assumo minha condição humana e saio do pedestal.

E, mesmo sem buscar reconhecimento, hoje colho abundantemente as "flores do meu jardim".

Mas, só para não perder o costume:

"Feliz aniversário, Serelepe!!!!"

Assinado - Serelepe