Independente

Parabéns Bahia pela sua data maior!

Viva o 2 de Julho Independência deste estado nação!

"... Marco de liberdade o 2 de Julho, é maior data para nós baianos.

Temos que sempre ter em mente que esta data consolidam as lutas, desejos e sonhos de muitos outros brasileiros tais como: A Revolta dos Búzios, dos Malês e outras tantas até hoje...

Todas estas se refletem em cada um de nós todos os dias, a cada conquista e vitória.

Elas estão impressas na expressão de cada rosto deste povo alegre e trabalhador, magico, místico.

Encantador.

Que fazem das lágrimas canção e a cada dificuldade apresentada pela vida empunha a espada do bom humor e com o seu jeito de ser único golpeia as adversidades com a habilidade de um capoeirista, cheio de mandinga.

Solo sagrado onde se plantando tudo dá, onde o Brasil é cada um de nós espalhados pelo mundo.

Que deu a Gil, régua e compasso, a Caribé e Mario Cravo os traços, a João Ubaldo as letras, e a Vinicius a Poesia.

Esta é a minha encantada Bahia, nascente, independente.

forte.

Estado de fé e sorte.

Ser baiano vai muito além de ter nascido neste solo é estado de graça e espírito.

Ter na garganta o grito de Liberdade e na língua seus sabores, no olhar a multiplicidade de cores e no espirito mistérios e ritos.

No andar o gingado e malemolência de culturas e crenças.

É ser Mameluco, Amerindio, Africano, Europeu, Coreano da Avenida 7...

Nesta terra que Deus deu, toda menina pode ser baiana ou toda baiana pode ser menina.

Onde a força e a coragem da Mulher se faz presente sempre, nas Marias Quiterias, Joanas Angelicas, Marias Felipas, Dulces, Marias Escolasticas. Que fazem da Bahia femininamente plural.

Povo de uma riqueza ímpar e musicalidade no falar o baiano é antes de tudo um forte, não nasce, estreia.

Sobrevivente do medo das repressões, consolidador da paz, é festeiro por natureza.

Traz no coração a cadencia do Samba de Roda e nos seus braços um abraço gostoso.

E festejar é o mote sempre!

Nas Festas de Largo ou Carnaval.

Desejar Axé e boa sorte é a nossa marca e ser acolhedor nosso estado natural.

Litoral, Chapada, Sertões, Serrado, é tudo isso o nosso Estado.

De ser e viver.

A Bahia é toda alegria!

Magica, Magia.

Que agrada a Gregos e Paulistas.

Comemorar o 2 de Julho é ter em nós a consciência de que lutar pela liberdade se faz necessário todos os dias.

Gritar pela independência é fazer deste grito um canto, uma canção, um hino...

( "Nasce o sol a 2 de julho

Brilha mais que no primeiro

É sinal que neste dia

Até o sol é brasileiro..."!)

("Independente", by Carlos Ventura)