HOJE É O DIA DOS SANTOS REIS!

A Festa dos Reis está ligada ao nascimento do menino Jesus. Os quatro reis magos (01 se perdeu no caminho), vindos de diferentes regiões do planeta, seguiram a estrela cadente chegaram a Belém, local onde o Menino-Deus e Rei tinha nascido.

Os três reis representavam o povo pagão – aqueles que não eram judeus, fortalecendo a idéia de Epifania, que é a manifestação de Deus no Menino. Além disso, reforçava a imagem de Jesus como representação da universalidade da salvação. Cada um dos Reis

Magos era de cor diferente, denotando as raças, e cada um deles trazia um presente para o recém-nascido: ouro simbolizando a realeza; mirra prognosticando o sofrimento de Deus-filho na via-crúcis; e incenso, signo da adoração.

Assim, Jesus é Deus e Rei de toda a humanidade.

Hoje, a Festa de Reis é celebrada em diversos locais, com o timbre cultural de cada povo, em nunca perder de vista a homenagem aos três Reis Magos que seguiram a estrela-guia.
O BOI DE JANEIRO
A Festa de Reis de Araci é chamada BOI DE JANEIRO e é celebrada no dia 06 de janeiro. As crianças aderiram ao festejo, passando a brincar de fazer BOI DE JANEIRO, confeccionando os seus próprios adereços desde o boi à indumentária. Conforme a tradição local, elas saem às ruas dias antes da data oficial.

Porém, o BOI DE JANEIRO se fortaleceu em Araci a partir de um fato curioso: o nascimento de um ilustre araciense, que por pura modéstia, não tem o nome divulgado aqui. A mãe dele, grávida foi atropelada por um boi e forçada a dar a luz antes da data prevista e deu a luz exatamente no dia 06, Dia dos Santos Reis.

Desde então, cantadores de reis vindos de diversas localidades chegavam à porta da família no dia 06 de janeiros e são recebidos, grupo a grupo e servidos, do café aos deliciosos bolinhos e outras guloseimas.

Outra coincidência reforçou essa tradição: no dia 06 de janeiro de 1968, quando o personagem ilustre já estava fechando as portas de sua padaria encerrando o expediente, percebeu uma cantoria percebeu a cantoria vinda na direção do seu estabelecimento:

Ô de casa, ô de fora!
Maria vai ver quem é...
são os cantador de Reis..
Quem mandou foi São José...

Ele abriu as portas fazendo o grupo entrar e se servir à vontade. Dali em diante assumiu que o reisado era um marco na sua vida e passou a apóia-lo veementemente nos anos seguintes.

A atual gestão, no desejo determinado de fazer valer ainda mais essa manifestação folclórica araciense, não deixaria passar em “brancas nuvens”. Apesar do tempo escasso, pretende dar o cunho do reconhecimento do evento, firmando o compromisso cultural de fazê-lo, a cada ano, melhor. E já que “governar é cuidar”, que seja zelada a cultura, a tradição popular e tudo de bom que venha dos nossos munícipes e em toda Araci.
Antonio Fernando Peltier
Enviado por Antonio Fernando Peltier em 03/07/2012
Reeditado em 03/07/2012
Código do texto: T3757470
Classificação de conteúdo: seguro