MANOELZINHO DA TORRE

 


Homem simples, honesto e muito trabalhador, para ele está tudo bom, não gosta de reclamar, mesmo aposentado, não deixou perder o seu vigor. Já fez um pouco de tudo, desde carroceiro que recolhia o lixo da cidade a eletricista, e por último, o guardião zelador da Estação Repetidora de Áudio e Vídeo da querida Bonfinópolis de Minas - MG.
As antenas, os transmissores, receptores e moduladores de áudio e vídeo e um monte cabos e fios, fazem parte do seu cotidiano, afinal, são mais de 40 anos nessa missão, como ele próprio se define "...isso aqui é um pedaço de minha vida, não sei viver longe daqui".
Com muito orgulho lembra dos tempos da torre na Serra do Furado do Engenho e do Boqueirão..."época difícil, no início de tudo, mas sempre estive pronto para que o povo da cidade pudesse assistir a televisão, sendo que eu mesmo nem gosto tanto", relembra com saudosismo.
Se a imagem ou som da Rede Globo/InterTV Grande Minas, SBT/Alterosa, Rede Bandeirantes/Triângulo, Rede Vida, TV Assembleia ou REDEMINAS sair do ar ou apresentar problemas, todos já sabem a quem recorrer: Sr. MANOELZINHO DA TORRE que rapidamente procura um jeito de solucionar a questão. Trata-se logo de procurar o senhor Vanderlito, que é um servidor público Municipal e trabalha na sede da  Prefeitura e tem os contatos dos técnicos que dão assistência ao Município. Antes, o Sr. Manoelzinho fazia esse percurso de pé, dado à acumulada soma dos anos, precisou de um triciclo manual, e por último usa um  motorizado, para que possa fazer as visitas regulares no local das antenas ou para buscar contatos na na Prefeitura Municipal. Na legislatura 2013/2016, por indicação do Vereador Dadá Simões, recebeu o diploma de HONRA AO MÉRITO, que teve seu Requerimento apresentado e aprovado por unamidade pelos demais parlamentares, e aos dias atuais, o Sr. Manoelzinho tem a a grata satisfação de mostrar ao público que o visita, fica na parede bem exposto na chegada da sua humilde e digna residência, onde também a sua atual esposa, pois ficara viúvo e anos depois se casou com Dona Lídia, a qual exerce o ofício de exímia costureira e fabricante do artesanal sabão de álcool e óleos, que além de ajudar na renda familiar, é totalmente ecológico. Através de uma deliberação pública da ANATEL, no ano de 2023 (ano em que BONFINOPOLIS DE MINAS-MG irá comemorar seus 60 anos de Emancipação político-administrativo), irá definitivamente desligar TODOS os sinais analógicos de TV ainda existentes no País, e essa informação já roubou do Sr.Manoelzinho várias noites de sono, pois como o mesmo tem falado e pedido a este autor que agora narra parte da sua trajetória, que com os seus olhos assustados, coçando os cabelos já grisalhos, pernas já "baqueadas''' pela dura lida já realizada, diz mais ou menos assim:
"...e agora, senhor Vanderlito, o que vai ser de mim, quando desligar os sinais analógicos??! Eu já fiz de TUDO, mas hoje não sirvo pra mais nada, será que o senhor não pode pedir ao Prefeito para conversar com o "Governo" pra deixar isso quieto, como está?!" lamenta o zelador apaixonado e há muito já aposentado, Sr.Manoelzinho da Torre. No dia 21/12/2021, o Sr. Manoelzinho da Torre recebe a visita em sua residência, do Diretor Presidente da TV Rio Preto de Unaí - MG, o empresário VALDIVINO GUIMARÃES, acompanhado desse Poeta, para uma visita in loco onde estão ainda as antenas e as parafernalhas das antigas emissoras analógicas ainda existentes, que no momento, somente a TV Alterosa/SBT estava no ar. E em pouco tempo, o Sr. Manoelzinho quis saber o que tinha interesse o empresário ir no local do seu trabalho de outrora, o que recebeu a informação do próprio VALDIVINO GUIMARÃES, ao dizer-lhe que a emissora está se preparando para chegar o seu sinal em BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG em curto prazo, dado à amistosa conversa que tivera com o Senhor Prefeito Manoel da Costa Lima e a senhora Vice Prefeita Fernanda Oliveira de Jesus Braga e o servidor público e poeta NUNES DE SOUZA, que após os esclarecimentos voltou para os seus aposentos para terminar de fazer a sua refeição, visto que era o seu horário de almoço.  Faz necessário deixar aqui registrado que, quando da recente visita do técnico Márcio, da TV Alterosa/SBT, um fato marcante aconteceu, onde pude presenciar a emoção desse profissional ao reencontrar o Sr. Manoelzinho da Torre com o mesmo sorriso fácil no rosto, visto que ambos já são conhecidos há anos. Quando eu que também estava presente, perguntei-lhe mais sobre as suas lágrimas, o técnico ainda emocionado, recompôs a voz e disse para mim e ao Sr.Manoelzinho, "...É muita emoção e gratidão poder reencontrar o Sr. Manoelzinho, pois nessa minha visita, noutra cidade que passei, o "sinhozinho" que também cuidava da torre de lá, assim como o senhor, havia falecido, vítima desse maldito vírus que já ceifou mais de 600.000, e se não se imunizarem em massa, logo serão um milhão de brasileiros (as) de 2020/2021..."
Para quem faz o que gosta, não existe traballho ruim, existem sim, momentos que demandam mais atenção e firmeza. Que os exemplos do Sr. MANOELZINHO DA TORRE nos inspirem a sermos cada vez mais SERVIDORES MUNICIPAIS, ESTADUAIS e FEDERAIS, nos façam, cada um na área de atuação, uma extensão da nossa casa quando necessitarmos da prestação de serviços públicos.
PARABÉNS, QUE DEUS CONCEDA VIDA LONGA ao Sr.MANOELZINHO DA TORRE.

 

 


Nota do Autor:

 

 

 

 

 

Homenagem ao Sr. Manoel Teixeira Neto "Sr. MANOELZINHO DA TORRE" servidor público municipal aposentado de Bonfinópolis de Minas - MG e amigo pessoal desse poeta. TEXTO EDITADO pelo próprio autor. BONFINOPOLIS DE MINAS-MG.