A base que faz parte de muitas vidas !

O pedreiro é um dos operários mais antigos da história do mundo. A profissão surgiu quando o homem saiu das cavernas e passou a construir sua própria casa. Esse operário rudimentar evoluiu, se especializou e se profissionalizou fazendo do uso de pedras e tijolos uma arte para construções físicas das cidades. O próprio Jesus era conhecido como um carpinteiro ou operário da construção civil, cf. Mc 6,3.

Já o livro dos Atos nos informa que o apóstolo Paulo sabia fabricar tendas (casas) e que trabalhou nessa atividade em Corinto, junto com o casal Áquila e Priscila, cf. At 18,3. Essa profissão chegou oficialmente ao Brasil em 1549, junto com o governador geral Thomé de Souza que desembarcou na Bahia trazendo na sua comitiva um grupo de pedreiros portugueses, com a missão de construírem uma fortaleza de pedra e cal, por ordem do rei de Portugal. No Rio de Janeiro, o mais antigo profissional foi o pedreiro João Ribeiro, como mostra um documento de 1573.

Hoje, embora, profissional "pedreiro" não ocupe uma posição de destaque social, em virtude da pouca instrução, ganha em importância pela sua contribuição braçal na construção da sociedade. Motivo pelo qual, vários países mantêm memoriais em justa homenagem aos pedreiros.

A cidade de Brasília, foi construída em quarenta e um meses. Na inauguração em 1961, o presidente Juscelino Kubitsckek de Oliveira determinou que fosse erguido um monumento aos reais executores do projeto da nova capital brasileira, os pedreiros

O pedreiro é um profissional contratado ou avulso que atua nas áreas ligadas à construção civil de obras públicas, ou privadas. Faz parte de sua função executar alvenarias exteriores e interiores em casas e edifícios; edificar a estrutura de edifícios; revestir maciços de alvenaria, de pedra, tijolo ou outros materiais através da utilização de diversas argamassas.

O pedreiro precisa conhecer a técnica da preparação de argamassas e a utilização das ferramentas apropriadas, como: colher de pedreiro, régua, fio-de-prumo etc. Com o avanço no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, o pedreiro precisa se atualizar quanto o uso adequado evitando o desperdício de materiais.

Precisa saber ler e interpretar desenhos e outras especificações técnicas; verificar a qualidade do trabalho executado, através do fio-de de-prumo, níveis, régua, esquadros e outros instrumentos; analisar o plano de execuções de acordo com as dimensões pedidas; enfim, controlar a qualidade da obra.

Atualmente, o pedreiro é vinculado ao Sindicato dos operários da mão-de-obra da Construção civil, onde o objetivo é melhorar as condições de trabalho à categoria, referente à sua segurança física e para que seus direitos trabalhistas legais sejam respeitados pelos patrões.

TRABALHO NOTA 10 !

seravat
Enviado por seravat em 16/07/2012
Reeditado em 16/07/2012
Código do texto: T3780546