Luis Gonzaga-Centenário peça feita em homenagem ao Rei do Baião

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Mãe Santana). Foi batizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913.

eu já era conhecido,devido ao sanfoneiro que não havia comparecido, foi uma festa danada de boa e toquei a noite inteira,tinha muié bonita, as maios o menos e tinha muié feia.

Meu pai me dava muito apoio disso eu tenho certeza, aos 16 anos já era conhecido no Araripe e em toda a redondeza.Aos 17 me apixonei por Nazarena, mas nao deu muito certo,Sr.Raimundo era bravo e nao gostava deu por perto.Logo depois decidi fugir de casa estava tudo planejado,caminhei 65km de Exu a Crato, e lá vendi minha sanfona com muita tristeza,precisava de dinheiro, pois iria para Fortaleza.

1930, chegando lá no exército eu me alistei, foi no 23° batalhão que eu ingressei,e a ele me dediquei o tempo inteiro servindo do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro,soldado de n°122 conhecido como "bico de aço", pois tocava bem corneta deixando os outros no bagaço.Em 1939 sai do exército e fui para Exu, onde por um convite de um amigo Xavier,decidi viver tocando no Mangue em cabarés, até que acabo conhecendo Januário França, gravo meu primeiro disco o primeiro raio de esperança.

No Rio foi dificil me formar artisticamente, venci as ironias de Ari, melhorando drasticamente,em 1942 começo a fazes sucesso nos rádios,isso foi crucial, entre elas a Tamoios e até a Rádio Nacional.Em 1945 conheço Humberto Teixeira grande parceiro,compomos várias canções que foram espalhadas pelo mundo inteiro, neste mesmo ano nasceu o conhecido Gonzaguinha, fruto de meu amor com Odélia uma grande bailarina.1946 voltei para Exu para rever minha família, meu pai esta inquieto enquanto dizia:

"Quem é o sinhô?Luiz Gonzaga meu filho!Isso é hora do cê chegar em casa corno sem vergonha!?"

-MÚSICA-

Quando voltei para o Rio reencontrei Humberto e foi como um ato imediato, compusemos então a música, Respeita Januário.

1949 em Recife conheci José Dantas, e uma musica entre tantas, a que mais fez sucesso foi Vem Morena

-MÚSICA-

1950 estava no auge, foi uma beleza, tive até uma intérprete japonesa

.Em 1952 fiz um projeto bom nas rádios uma beleza sem noção,Seu nome era Os Sete Gonagazas de fato uma atração, cada um mostrava seu talento, nao faltava diversão.1960 bateu uma tristeza no meu coração, aos poucos fui sendo esquecido, que saudade do meu povão.

1970 enfim regresso, e com meu amigo Humberto volto a fazer sucesso,recebi uma homenagem que foi bunita vê, da Abril Cultural "Coleção MPB".Em 1980 me sinto honrado com certeza, fui cantar para o Papa lá em Fortaleza, o Sr. ainda me agradeceu e pegou na minha mão,eu um simples homem do sertão.

O Rei do Baião faleceu no dia 02 de agosto de 1989,seu corpo chegou na terra natal, sua querida Exu no dia 03 a noite, depois da cêrimonia no dia 4 partiu em um carro do corpo de bombeiros em direção ao cemitério São Raimundo, local onde foram feitas as ultimas manifestações de carinho.O caixão desceu a sepultura depois que Gonzaguinha, Dominguinhos, Alcimar Monteiro e mais de 20 mil pessoas cantaram a música ASA BRANCA.

Guilherme Sardella

Guilherme Sardella
Enviado por Guilherme Sardella em 23/07/2012
Código do texto: T3792204
Classificação de conteúdo: seguro