Os lindos "Girassóis"!

“A cor expressa algo em si simplesmente porque existe, e deve-se aproveitar isso, pois o que é belo é também verdadeiro.”
VINCENT VAN GOGH. -- (30/03/1853 – 29/07/1890).


Este pintor holandês foi sempre considerado um dos mais famosos da história. Grandes problemas de depressão abreviaram sua vida. Morreu com apenas trinta e sete anos, mas este fato não impediu que nos deixasse maravilhosas obras. Como sempre acontece, em vida suas obras não foram reconhecidas e, por curiosidade, apenas conseguiu vender uma única tela, “Vinha Encarnada”, e por valor irrisório.

Como simples homenagem, apresento esta situação que aconteceu comigo. Era sexta-feira, estávamos num happy hour. Foi sugerido naquela mesa:- “Vamos brincar de perguntar?” Entrei na brincadeira. Uma palavra é dita por uma pessoa. A do seu lado tem que falar algo relacionado a tal palavra. Daí, a próxima participante diz o que pensou e assim por diante. Quem abriu a rodada pode dar duas dicas para facilitar o andamento da mesma. É interessante ouvir as diversas respostas para a palavra inicial. Chegou a minha vez e eu disse:- “Girassóis”. O jovem ao meu lado disse:- “Me lembra aquela semente para papagaio”. A do seu lado disse:- “Óleo saudável de cozinha”. A terceira pessoa ficou olhando para o teto. Soltei uma dica:- “Um pintor”. E ela de pronto respondeu:- “Aquele que tomava absinto”. A quarta disse:- “Aquele que cortou sua orelha”. O quinto participante completou:- “O holandês Van Gogh!” E a última arrematou:- “Foi ele quem pintou aquelas telas com lindos Girassóis”. E agora o Próximo!
Se mais rodadas iguais a esta acontecessem em locais onde pessoas se reúnem simplesmente para um encontro descontraído, seria bem agradável e instrutivo.


Para finalizar, deixo um pensamento de Vincent, que era como assinava suas obras:- “Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.”
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 29/07/2012
Reeditado em 12/04/2016
Código do texto: T3802800
Classificação de conteúdo: seguro