ERASMO SHALLKYTTON - Homenagem lida em sua posse na APOLO durante a Bienal do Livro da Bahia


Vivemos momentos muito especiais durante a 8ª Bienal do Livro da Bahia, entre 13 e  22 de abril. Fizemos lançamento dos livros SETE ESTRELAS DA POESIA E FALANDO DE AMPOR (Helena Bandeira) no stand da Livraria Siciliano, dia 20 às 20:00 horas.

Este Poema foi lido na sessão de posse da APOLO, em 21 de abril de 2007, no Salão Farol da Barra do Golden Park Hotel. Registro ainda, a minha homenagem à sua presença que muito nos alegrou e comoveu por desfrutarmos da sua maravilhosa companhia. Sem falar no recital na Bienal quando arrancou aplausos da platéia pela sua bela performance, honrando a cidade de Caxias, o Maranhão e o Brasil!

Como Membro Efetivo da APOLO - Academia Poçoense de Letras e Artes, é o novo filho adotivo de Poções - Bahia!
 
ERASMO SHALLKYTTON

O poeta Erasmo Shallkytton
Maranhense de Caxias
Em Paris trocou de talco
E foi ver as Tulherias!

Chegando na Torre Eiffel
Ao lado da namorada
Declamou o seu Rondel
Até alta madrugada!

Poeta e advogado
Texto da inicial, rimado,
É nosso Cônsul em Caxias!

E no Poetas del Mundo
Numa fração de segundo
Filho de Poções - Bahia!


 
Ricardo De Benedictis

 
Agradeço ao confrade e Presidente da Apolo as honras recebidas e suas palavras em versos que foram devidamente agradecidas na oportunidade da minha posse na Academia.

Breve tou chegando aí - Vamos que Vamos...





MEG KLOPPER, a quem admiro pelo seu talento, expressividade e amiga. Saudade de tu, MEG.


24/04/2007 04:27
 
Erasmo é uma bela e doce pessoa. É muito bom estar com ele nos estreitos caminhos literários. Digo estreitos porque existem poucas pessoas iguais ao Ricardo de Benedictis que incentivam a arte em todas as vertentes. Estamos sempre sujeitos às intempéries de nossas escolhas, mas acreditamos que podemos mudar o mundo JUNTANDO LETRAS. Grande poeta maranhense, obrigada por você ter abrilhantado a noite de autógrafos. Você conseguiu arrancar lágrimas da pobre MEG quando do seu discurso de posse da APOLO - ACADEMIA POÇOENSE DE LETRAS E ARTE. O vídeo poderá comprovar como sou chorona. Obrigada, querido poeta. Pessoas como você vieram ao mundo com uma missão. Faça sua parte e abrace o mundo com suas letras cheias de amor e lealdade. Beijos poéticos e meu agradecimento mais sincero. MEG KLOPPER


ENCONTRO DE POETAS - Em Salvador, na Bienal do Livro da Bahia

 
Foi sem equívoco o mais salutar encontro entre as melhores letras do ícone da Bahia na literatura. Momentos inesquecíveis e que nem todas as pessoas teriam vividos os mais brados instantes em suas vidas. Eu vi e senti São Salvador me entregando aquela bela cidade em minhas mãos, e várias energias tomaram conta do meu universo pequenino.
 
De um lado o Pelourinho, adiante, Elevador Lacerda, o grande Mercado Modelo, sem se falar do Farol da Barra. A noite adormecida nos meus olhos contava-se com os ritmos e drinks de maravilhosas amizades. Uma festa que se ergueu dentro de mim como um passo de mágica ao pisar naquela terra Santa. A minha Roma Negra, a maior Capital da Alegria onde me debrucei por inteiro com muito chopp gelado e festa de arromba!
 
Foi um encontro com vários poetas na posse dos acadêmicos na Apolo, um bom Hotel  - Golden Park Hotel de onde se caminha a pé para qualquer lugar. A Bienal do Livro da Bahia e o lançamento do nosso livro As Sete Estrelas da Poesia, realizado pelo baluarte da cultura, o Presidente da APOLO – Ricardo Benedictis, amigo particular.
 
Encontro marcante fora na Cantina da Lua, onde tive o prazer de conhecer aquela figura iluminada e amiga – Clarindo Silva cujo bar/restaurante é um point da história da Bahia no Centro Histórico dentre outros lugares. Sem falar de um carro com motorista particular para atender ao pedido dos demais poetas, inclusive deste subscritor que detesta esperar por táxi. Ali estava sempre presente Luiz Humberto que ainda me aguarda pra levar a qualquer lugar que eu deseje naquela terrinha de Deus. Várias fugidas pelos restaurantes da orla à tarde e às vezes à noite, eu corria pelo tempo. Também conheci a Casa de Jorge Amado.
 
Dentre os amigos baianos, a grande personalidade poética Nilson Natal e Teresa Neumnn, pessoas espetaculares sem igual. Sem esquecer que fiquei amigo da atriz Rada Resedá que trabalhou numa novela da TV Globo, merecedora de um lindo poema que escrevir para guardar em sua eternidade. Com um sorriso e sempre festivo do meu lado, o videomaker Beto Magno, - uma pessoa que deposito fé, e que me mostrou as ondas altas daquela terra de gente boa.
 
Conheci pessoalmente o confrade, Presidente da Academia de Letras da Bahia, diretor geral do Jornal A Tarde, professor, e por três vezes secretário da Educação da Bahia – Edivaldo Machado Boaventura que muito os cumprimentou.
 
E, no espaço da Poesia Zeca Magalhães, novamente sentir os impulsos do meu sangue indígena e lusitano a virar uma só terra de Caramuru. Vou voltar lá de novo, é o jeito. Adoro a Bahia, se pudesse teria nascido lá.


 


 
ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 11/08/2012
Reeditado em 11/08/2012
Código do texto: T3824587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.