MEU PAI...
 
SE O CORAÇÃO FOSSE UM ÓRGÃO EXTERNO, PODERÍAMOS VÊ-LO REPLETO DE AMOR. PORÉM A SABEDORIA DIVINA O ESCONDEU, PARA QUE O AMOR FOSSE VISTO ATRAVÉS DOS ATOS.

O ROSTO DO MEU PAI ME LEMBRAVA MUITO OS HERÓIS ROMANOS RETRATADOS NOS LIVROS DE HISTÓRIAS.

NO LUGAR DA COROA DE LOUROS UM INSEPARÁVEL CHAPÉU.
ALGUMAS VEZES, ME RECORDO AGORA, BRINQUEI COM O SEU CHAPÉU.

HOJE VEJO-O COM UMA COROA DE LOUROS ADORNANDO-LHE A FONTE.

FORAM POUCAS AS VEZES QUE O VI SORRINDO, NESSES MOMENTOS VIA TRANSPARECER EM SEU ROSTO, TODOS OS VINCOS DO TEMPO!

MEU PAI ERA UM HOMEM DE SEMBLANTE "DURO", FALAVA POUCO, PARECIA TRAZER SOBRE SI, TODO PESO DO MUNDO.

AOS DOMINGOS BEM CEDO ÍAMOS À FEIRA DO PEIXINHOS BAIRRO EM QUE ELE RESIDIA.

ELE TRAZIA O BALAIO REPLETO DE FRUTAS, LEGUMES E HORTALIÇAS, A MEU ENCARGO, FICAVA A JACA , FRUTA PREDILETA DE TIETA, COMPANHEIRA DO MEU PAI NOS ÚLTIMOS ANOS DELE ENTRE NÓS.

AO VOLTARMOS, ABRÍAMOS A JACA E NOS DELICIÁVAMOS.

O CHEIRO DE PEIXE AO LEITE DE COCO, E DE FEIJÃO COM CHARQUE SE MISTURAVAM DANDO AO DOMINGO UM AROMA PRÓPRIO.

E QUANDO NA HORA DO ALMOÇO, MEU PAI FAZIA BOLOS DE FEIJÃO COM FARINHA MOLHAVA NO MOLHO DO PEIXE, E ME DAVA, ERA A GLÓRIA!

HOJE A FEIRA DO PEIXINHOS AINDA EXISTE, NO ENTANTO, É APENAS UMA SOMBRA DA FEIRA, QUE ENCANTOU OS MEUS PASSEIOS COM O MEU PAI AOS DOMINGOS.

ELE DEIXOU SOBRE A TERRA, AOS CUIDADOS DOS QUE FICARAM, SEU ESQUÁLIDO CORPO, E SE FOI A MAIS DE TRÊS DÉCADAS.

DEIXOU-ME O MAIOR LEGADO QUE UM SER PODE DEIXAR À OUTRO:
O PRAZER NA BUSCA DO CONHECIMENTO.
PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA LEITURA.

O MEU PAI NÃO FOI UM HERÓI, NÃO FOI UM ESCRITOR FAMOSO, UM POETA, MEU PAI NÃO FOI UM ESPORTISTA, ELE NÃO FOI UM REI...

ELE FOI UM SIMPLES CARPINTEIRO, QUE TODAS AS MANHÃS ARRUMAVA SUAS FERRAMENTAS: O CERROTE, A LIMA, O MARTELO, O METRO...

O MEU PAI NÃO FOI UM GRANDE HOMEM DENTRO DA HISTORIA DOS HOMENS. MAS FOI UM GRANDE HOMEM DENTRO DA MINHA HISTÓRIA.

DEIXO AQUI MINHA HOMENAGEM A TODOS OS PAIS, E COM MUITAS SAUDADES DO MEU.


MEU PAI TINHA O SEMBLANTE DURO, E O CORAÇÃO CHEIO DE AMOR!