PAI HERÓI E CONSELHEIRO

Prólogo

“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.” – (Chico Xavier);

“Com os tagarelas aprendi a valorizar o silêncio, a cultuar a tolerância pelo exemplo dos impacientes. Com os denodados assimilei a coragem para assumir minhas fraquezas; e, por estranho que pareça, sou grato a esses mestres.” – (Wilson Muniz Pereira).

SOBRE O DIA DOS PAIS

Dia dos Pais, é comemorado no segundo domingo de agosto (no Brasil) é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna. Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).

Muitos países comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo do mês de junho. Eis alguns exemplos: África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Malásia, Malta, México, Paraguai, Peru, Reino Unido, Singapura, Turquia, Uruguai, Venezuela.

É desnecessário dizer (Escrever) que existem outras datas, para outros países, onde o comércio também faz a festa pelas vendas de presentes caros e bugigangas à guisa dessa homenagem aos papais embevecidos pelas manifestações de carinhos espontâneos.

AS VIRTUDES E DEFEITOS DE UM PAI SOB A ÓTICA DA FILHA BIANNE

Talvez Eu não devesse escrever “DEFEITOS DE UM PAI”, mas sim OS LIMITES DE UM PAI. Sim. A frase mais correta é essa! Digo “limites de um pai” para igualar meu herói e conselheiro aos inúmeros outros pais. Todo ser humano é limitado!

Meu pai não é exceção exatamento pelo fato de ser humano, humaníssimo! Ele sempre soube enaltecer minhas mínimas vitórias e relevar meus inúmeros erros e negligências mais comprometedoras. Alegre e, às vezes, sisudo, esse pai generoso é também um homem que sempre me inspirou confiança, coragem e paciência.

O meu fiel conselheiro e amigo é solidário, capaz de me acalmar nos momentos de incertezas. Sempre pronto a me mostrar o melhor caminho a percorrer, esse pai que escreve nas entrelinhas sempre soube me ensinar as vantagens do bom uso da razão.

Com seus conselhos pertinentes o paizão amigo preocupa-se com o meu bem-estar, meu progresso socioeconômico, minhas atitudes diante do contexto familiar. Como não valorizar a sábia orientação abaixo transcrita?

“Não esqueça nunca”:

“Depois da tempestade... Sobrevém a bonança... Vem a coragem, no lugar do temor... Vem o amor, conduzindo esperança para substituir a dor. Essa dor de perder, que traz o sofrer. Esse amor que é na vida o sublime, bem-vindo e perfumoso amanhecer. A dor é o seu negro anoitecer. Desejo o seu amanhecer com o brilho do sol e o anoitecer com o suave escuro após o arrebol. Vamos viver com sinceridade, sem fingimentos. Não deixemos que essa tempestade repila a fraternidade, a rebrilhante felicidade que aquece nossa fé.” – (Texto: “Conselhos de um pai caricioso para uma filha amada”).

Por isso e por muito mais quero tornar público o amor ao meu pai herói escrevendo no facebook a minha mais sentida emoção: “EU POSSO DIZER QUE TENHO O MELHOR PAI DO MUNDO! MEU ORGULHO UM GRANDE HOMEM! TE AMO PAIII".(SIC) – (Fabianne de Fátima Rodrigues Pereira).

CONCLUSÃO

Quando aconselhei minha amada filha Bianne (Tratamento íntimo), que se encontrava em uma relação familiar conflituosa, fiz um texto e no finalzinho desse escrito pude exteriorizar a luminescência recebida após uma prece.

Provavelmente fui inspirado por outro pai caricioso (Papai Muniz), já desencarnado, o qual com suas, às vezes, exageradas reprimendas soube e pôde me moldar no cadinho da esperança para me tornar no que hoje sou considerado pelos meus filhos: PAI HERÓI E CONSELHEIRO.

Para todos os filhos e filhas, à guisa de presente, repito os conselhos:

Tome atitudes firmes, alvissareiras e destemidas tais como as abaixo elencadas:

1. Sobreponha-se ao desrespeito e às inconveniências.

2. Nunca tome decisões precipitadas, no calor da emoção.

3. Não permita que se abalem as estruturas familiares.

4. Não aceite que se obste o progresso na evolução espiritual.

5. Pense sempre e cada vez mais forte de forma positiva.

6. Resista às tentações da carne destruidora da fraternidade.

7. Queira se olhar num espelho para enxergar uma imagem sem nódoa.

8. Não abale o amor na acepção mais grandiosa da palavra.

9. Cair, às vezes, é bom para aprender a caminhar com segurança.

10. Creia: É sabido e comprovado: Não há mal que não tenha fim!

_____________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Wikipédia, a enciclopédia livre;

– Texto do Autor: “Conselhos de um pai caricioso para uma filha amada”).