ASSOCIAÇÃO DA UFPA PREMIA MÉDICO ESCRITOR
                                Orlando Mergulhão*
       
         Reconhecendo o mérito intelectual e a capacidade profissional, o médico escritor Sérgio Martins Pandolfo, paraense de Belém e filho da laureada e pranteada professora de Química, Clara Pandolfo, que é uma presença viva na memória de várias gerações estudantis, somou aos seus inúmeros títulos e condecorações o de “Pai do Ano 2012”, da Aspa/Ufpa – Associação dos Professores Aposentados da Universidade Federal do Pará, neste ano completando 25 anos de atividades.

       Articulista dos mais antigos e aplaudidos de Belém e do jornal O Liberal, o Dr. Sérgio Pandolfo é especialista em Cirurgia e Tocoginecologia, com pós-graduação em Gestão Hospitalar, possuindo o título de Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC e da Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia – APGO, atualmente desempenhando funções médicas no Hospital de Clínicas “Gaspar Vianna”.
       No campo literário, o homenageado da Aspa/Ufpa pertence à Abrames – Academia Brasileira de Médicos Escritores, sócio honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar e Perpétuo da Academia de Imprensa de Belém – AIB. Na categoria de Titular é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará –IHGP, da Academia Maceioense de Letras (Correspondente ) e da Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas do Brasil (RS), por onde se viu, distinguido, recentemente, com o título de Comendador Onomástico.
       Na região Norte, o professor Sérgio Pandolfo é o Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames, e responde, também, pela autoria de vários trabalhos técnico-científicos divulgados em revistas nacionais e internacionais, onde se evidencia a consultoria da Revista do Conselho de Cultura, a publicação de seis livros autorais e a outorga de outras láureas.
 
        Belém, 24 de agosto de 2012
 
-----------------------------------------------
*O autor é Relações Públicas, ex-funcionário da antiga SPVEA e funcionário aposentado do Ministério da Agricultura.

Nota: texto publicado com expressa autorização do Autor

Orlando Mergulhão
Enviado por Sérgio Pandolfo em 26/08/2012
Reeditado em 28/08/2012
Código do texto: T3850064
Classificação de conteúdo: seguro