Parabéns, frevo pernambucano!


Meu Recife está "frevendo" comemorando os 100 anos do frevo.
Transcrevi abaixo trechos de algumas matérias sobre a sua história.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/frevo/matLer.asp?newsId=68279  
"Como bem nos ensinou o saudoso Capiba, o mais importante compositor pernambucano do século XX: ":

Pernambuco tem uma dança 
Que nenhuma terra tem.
Quando a gente entra na dança
Não se lembra de ninguém.
... [...]
É uma dança, que vai e que vem
Que mexe com a gente
É frevo meu bem!”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo 
"O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha e do maxixe. Surgido em Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.

Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas. 

A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo tem cerca de 100 passos. 

Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganha características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos. "

Fonte: http://www.collectors.com.br/CS06/cs06_05e.shtml 
"O frevo, também conhecido como marcha-pernambucana, apesar de ser uma música regional do nordeste conseguiu se popularizar pelo país afora, chegando mesmo a estimular a criação de conjuntos de frevos que ficaram famosos no carnaval carioca: Pás Douradas, Vassourinhas e outros. Por sua relação com o carnaval o frevo é cultivado até hoje na região nordestina especialmente em Pernambuco e Bahia onde se constitui a base musical do carnaval, divulgadas através dos inúmeros Trios Elétricos que circulam durante o carnaval naquela região.

O frevo surgiu da interação entre a dança e a música a ponto de não se poder distinguir - no dizer de Valdemar de Oliveira, um estudioso pernambucano - se "o frevo, que é música, trouxe o passo que é dança ou se o passo, que é dança, trouxe o frevo, que é música."

Segundo José Ramos Tinhorão, o frevo é criação de músicos brancos e mulatos, na sua maioria instrumentistas de bandas militares tocadores de marchas e dobrados, ou componentes de grupos especialistas em música de dança do fim do século XIX - polcas, tangos, quadrilhas, schottisch e maxixes.

Nos primórdios, o frevo era apenas a música - o desfile marcial pelas ruas do Recife, arrastando consigo, nos becos e travessas estreitas da velha capital pernambucana as multidões arrebatadas. Para abrir o caminho iam na frente, especialmente contratados ou convidados, os capoeiristas e valentões.

O costume desses valentões abrirem caminho dos desfiles carnavalescos gingando e aplicando rasteiras e golpes de capoeira teria dado origem ao passo do frevo. (Há até quem afirme que a sombrinha era usada, inicialmente, como arma de defesa pelos primeiros passistas. Mais tarde ela foi incorporada a coreografia do frevo).

No começo o frevo não tinha letra. Na opinião de Rui Duarte - um estudioso do frevo - "foram uns jornalistas e intelectuais que entenderam que frevo tinha que apresentar uma letra, quando a música, pela sua própria natureza, não foi feita para ter parte de canto."

Acontece que com a divulgação e popularização, no rádio e nas vitrolas portáteis, a marchinha e o samba carioca entraram a concorrer com o frevo pernambucano, sem letra. Para concorrer com a marcha e o samba era necessário cantar também o frevo. Foi aí que nasceu o frevo-canção.

Segundo o historiador pernambucano Mário Melo, o responsável pela fixação do frevo, a partir da segunda metade do século XIX, teria sido o capitão José Lourenço da Silva, que era regente da banda do Quadragésimo Batalhão de Infantaria do Recife, conhecido por Zuzinha.

É Valdemar de Oliveira quem afirma em artigo de 1946 que "a primeira alusão ao termo frevo é de 12 de fevereiro de 1908 no Jornal Pequeno e que no carnaval de 1909 o povo já gritava, à aproximação dos blocos fazendo o passo: Olha o frevo ! Os saltos da dança, vistos de longe, davam à multidão o aspecto de uma superfície líquida fervendo e na linguagem popular pernambucana ferver sempre fora frever."