Ia – Verde

Lembro-me bem...na minha época não existiam ruas pavimentadas, somente havia becos estreitos feitos por nós moradores, no nosso pequeno e maravilhoso bairro, que aos poucos procurávamos melhorá-lo.

Como não recordar daqueles locais de ouro! Como o olho d'água e o chafariz bem conhecido na região por abastecer com água toda a nossa comunidade e a vizinhaça. Ah!..Como esquecer da famosa mesa de pedra, localizada em cima do riacho, assim chamada devido à sua forma retangular de beleza estonteante!

Naquela época quando chovia, íamos todos para lá por ser melhor para nos divertirmos; pois pulávamos de cima da pedra e caíamos dentro do riacho na maior satisfação! E o melhor de tudo isso era depois, quando eu e os meus amigos nos reuníamos e contávamos piadas como também lendas assustadoras! Assim era tão bom que nem percebíamos as horas passarem e se os nossos pais não nos encontrassem na mesa de pedra, podiam nos procurar no olho d'água, onde brincávamos muito, perto do chafariz. Que maraviha aquele tempo e se pudesse revivê-lo faria tudo outra vez!

O Catumbi era tão belo e alegre...sendo à época chamado de “Ia-Verde”, por ser repleto de mata verde. Que saudade...como era maravilhoso respirar o seu ar puro!

Mas hoje ele se transformou, temos energia elétrica, asfalto, água encanada; no entanto, se pudesse escolher entre os dois preferiria o “Ia-Verde”, lugar calmo e simples que o tempo levou de mim...

Texto escrito por Marcella Eduarda baseado na entrevista de Maltide de Olanda Cavalcante, 89 anos.

Isnel e Marcella Eduarda
Enviado por Isnel em 28/08/2012
Código do texto: T3853801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.