"DIA DO PROFESSOR".
   ARMANDO LEMES.
 
Hoje é dia do professor. Em minha opinião, o professor deveria ser homenageado todos os dias, pois é ele o alicerce que embasa a cultura de um povo. A arte de ensinar é tão milenar como os ensinamentos de Cristo. O professor é muitas vezes, mestre, pai e confidente de seus alunos. Ao professor não só cabem os ensinamentos, mas também as diretrizes que fundamentam a vida de um aluno. Nesse dia maior em que se comemora o dia dos professores, quero lembrar professoras que tive e que já se foram, mas que continuam vivas em minha memória para a eternidade. Minha primeira professora rural Dona Rita Papa assim carinhosamente chamada que me ensinou o bê-á-bá, saudades.  Minha inesquecível professora de matemática e amiga querida Dona Maria José Souza. Dona Maria José Viana, a sabedoria em português e literatura. Dona Afonsina com suas histórias inesquecíveis, Dona Maria carneiro, ressaltando a saudade de Dona Irene, professora de canto Orfeônico, mãe do saudoso amigo que a pouco se foi Thales Rogério Carvalho Pereira, que teve a ousadia de me ensinar a cantar o Hino Nacional. Dona Ordalina Faria, Dona Irene Faria, Dona Zininha, Dona Alice Rosa, Lourdes Brigagão, Dona Mariquinha Barbosa que me ensinou em francês a Ave Maria, ai que saudades!  Saudade da enérgica Dona Alice Teixeira, minha mestra e diretora. Ai que saudades tenho de Dona Glorinha Pata, de meu amado e mestre em latim e português, o professor Francisco Magalhães, carinhosamente chamado de Chico Fumaça. Meu Deus onde estará professor Mendonça que me ensinou latim,  acredite e aprendi bastante com ele, Magnus est Magnus professor. Não ouço mais o som incomparável da orquestra de João de Abreu, uma fábula como professor de desenho. Onde estará doutor Arlete Teles Pereira, com suas aulas de Geografia e histórias. Professor Capitão Paulo. Onde estará professor Bimbo, de educação física, pai de meu amigo de todas as horas O engenheiro Rodolfo. Onde estará a minha musa inspiradora de todos os tempos como professora, mãe, amiga e esposa exemplar, que à pouco tempo nos deixou, minha querida e inesquecível amiga e conselheira  Dona Lourdes Ribeiro Andery, onde estará? Meu amigo e professor Don Vaz, Padre Villa, como esquecer o professor Zinho que me ensinou as primeiras soldas de meu curso de eletrônica, e muitos outros, que não me lembro, mas que Deus saberá agraciá-los nesse dia, que bom se pudessem estar conosco sendo homenageados. Aos professores que Deus lhes deu a Graça de estar conosco meus mais sinceros votos de felicidade e meus eternos agradecimentos. Abraço professores Ivon, Justino, François, Professor Hugo e tantos outros que me ensinaram minha primeira profissão de Técnico em Eletrônica. Aos inesquecíveis, que já se foram peço a Deus nesse dia, que os tenha a seu lado desfrutando das plenitudes espirituais no seu descanso eterno. Deus abençoe a todos os professores desse país maravilhoso chamado Brasil.
 
Autor- Armando Lemes-15 de outubro de 2012.