FESTA DE ANIVERSÁRIO DA MAMÃE!

Seu nome era Paulina de Souza Moraes e nasceu em 17 de novembro de 1917. Gostava imensamente de comemorar seu aniversário, como, aliás, todos os membros de nossa família, quer do lado do papai como do lado da mamãe. A nossa avó paterna, vovó Totonha como carinhosamente era chamada, então, adorava comemorar para ganhar presentes, e a tia Zilda então, parecia criança. Como é bom recordar estes bons momentos que passamos com todos eles.

Voltando ao assunto objeto dessa prosa, o aniversário da mamãe era sempre comemorado com uma festa daquelas, principalmente porque era costume dos membros da nossa Igreja Presbiteriana, não só da nossa igreja, mas de todas as demais, convidar todos os membros e familiares para a festa. O Pastor fazia o convite uma semana antes no culto da noite de domingo.

Portanto, contando com o pessoal da Igreja, dos parentes, vizinhos e demais amigos, não é preciso dizer que era um batalhão de gente, opa! Fiz trocadilho com o exército que era sediado na cidade de Ipameri-Go. Nossa casa era bem grande, tinha um amplo quintal e espaço suficiente para abrigar com conforto todos os convidados.

Esta festa em especial foi lá pelo final dos anos cinquenta, começo dos anos sessenta, lembro bem porque eu não participei, estava no colégio interno, estudei no Colégio N S das Dores em Uberaba, Minas Gerais. Quando cheguei para as férias do fim de ano foi a primeira coisa que me contaram, as novidades eram muitas, porém esta festa deu o que falar.

Já falei, os convidados eram muitos e os preparativos foram intensos. Naquela época todos os salgados, doces e bolos eram feitos em casa. Algumas quituteiras faziam salgados para fora, como se dizia, e mamãe encomendou uma empadas deliciosas que só nossa vizinha e amiga sabia fazer, delícia!

Meu pai era muito farturento e exigia que se fizesse comida para sobrar. Ih! Ai que foi o erro. Como a festa foi no domingo, depois do culto nossos irmãos da Igreja assistiram ao mesmo primeiro e quando chegaram a nossa casa, a festa já estava animada, com bastante convidados já presentes. Sabe o que aconteceu... Eles ficaram sem graça por estarem chegando já com a festa em andamento e não entraram para participar. A mamãe não viu que eles voltaram da porta e foram embora. Resultado sobrou tanta empada, tanto doce, tanto bolo que dava para fazer outra festa.

Mas a moral de história foi a situação que se criou para o dia seguinte, meus irmãos e os coleguinhas exageraram na comilança e no dia seguinte meu pai que era muito gozador, ficou tirando sarro do que aconteceu no quarto dos meninos naquela noite. Hum imaginem...

Como disse eu não estava presente, mas durante anos o papai, virava e mexia lembrava-se de detalhes desta festa, era tão bom ouvir os seus comentários exagerados né?

A mamãe foi estar com Cristo em 24 de fevereiro de 2011, e tenho certeza absoluta que foi a melhor festa de sua vida, pois foi recebida na casa do Pai Celestial. Toda honra toda gloria seja dada a ELE.

Hoje no dia de seu nascimento, louvamos á Deus por sua vida!

Goiânia, 17 de novembro de 2012. Sônia.

Para meditar:

Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Provérbios 7, vrs 1. Bíblia Sagrada.

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 17/11/2012
Código do texto: T3991178
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.