"100 ANOS DE LUIZ GONZAGA O REI DO BAIÃO".
   ARMANDO LEMES.
 
Em 13 de dezembro de 1912 nascia em Exu no Recife Luiz Gonzaga do Nascimento. Filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, agricultores. Seu pai Senhor Januário já naquela época era considerado um dos maiores sanfoneiros de oito baixos do nordeste embora não tenha feito carreira artística. A convivência fez com que o menino Luiz Gonzaga seguisse os passos do pai acabando apaixonando pela sua sanfona. Aprendeu rápido o instrumento e passou a tocar em festinhas, reuniões de igreja fazendo já grande sucesso. O curioso de sua vida como músico é que ele iniciou sua carreira ganhando a vida como corneteiro, e de vez em quando arriscava tocar sua sanfona de oito baixos. Depois que serviu o exército como voluntário resolveu tentar a vida no Rio de janeiro. Em 1939 Luiz Gonzaga conseguia comprar a sua primeira sanfona nova. Começou tocando no Cais do Porto em barzinhos e reuniões de fim de semana. Por várias vezes foi gongado em programas de calouros em rádios no Rio. Nunca desanimou, até que no programa de calouro de Ary Barroso na Radio Nacional, programa considerado de alta performance artística, acabou sendo classificado em primeiro lugar. Daí para frente começou sua escalada de sucesso. Sua primeira música no radio foi Vira e Mexe grande sucesso que arregimentou para seu currículo musical vários primeiros lugares em vários programas de radio no Rio de Janeiro. Sua primeira gravação veio acontecer em 1941 como solista, que deu origem a seu primeiro disco. Em 1943 surpreendeu seu público aparecendo vestido como vaqueiro nordestino sendo muito bem aceito pelos seus fãs e colegas de trabalho. Aí iniciava sua grande trajetória para o sucesso. Trabalhou em várias rádios como Nacional do Rio, Rádio Tamoio, Radio Clube do Brasil e muitas outras. Foi sempre muito requisitado para apresentações no Brasil inteiro. Seu primeiro parceiro foi Miguel Lima com quem trabalhou junto por muito tempo e teve também grande parceria com Hervê Cordovil, Zé Dantas e tantos outros. Num programa de Paulo Gracindo no Rio recebeu do apresentador o apelido de Lua, o que acompanhou por toda sua vida. Em 1950 virou Rei do Baião e daí nunca mais deixou de ser conhecido por esse nome. Dono de um dos maiores repertórios de música popular de todos os tempos, Luiz Gonzaga do Nascimento se imortalizou com músicas como Asa Branca, Dança Mariquinha, Cortando Pano, Baião de Dois e centenas de outras músicas que fizeram sucesso. O inequecível Gonzaguinha seu flho também trilhou para a música e alcançou grande sucesso. Morreu no Recife em 2 de agosto de 1989, deixando de luto a musica popular brasileira, e principalmente o folclore nordestino. Depois de sua morte vários álbuns foram lançados com grande sucesso, tais como: Asa Branca em 1990, O Xote das Meninas em 1996, Respeita Januário em 1996 e Numa Sala de reboco em 2006. Hoje estaria completando seu primeiro centenário, daí essa simples homenagem de quem foi um de seus fãs numero um. Saudades.
 
Segue letra de seu maior sucesso, Asa Branca de autoria  Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
  
Quando olhei a terra ardendo
Qua fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus oio
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração.

 
Santa Rita do Sapucaí, MG-13 de dezembro de 2012.


.