IGUALDADE SEM DESIGUALDADE

A MULHER, por sua força, coragem e determinação, vem conquistando espaços e se afirmando nos mais diferentes contextos sociais. Dista o tempo da sua luta nos Estados Unidos em prol de seus direitos, no século XIX, e das primeiras manifestações, no Brasil, pelo direito à instrução e ao voto, após 1850.

Hoje, é marcante a presença da MULHER no setor privado e na vida pública.Não apenas com 'abnegadas' professoras, mas como profissionais competentes, ocupando cargos nss diferentes esferas do setor produtivo.

Em Camaçari, há MULHERES atuantes, sábias, exemplos de vida, portadoras de uma história que marca a igualdade entre homens e mulheres, seres sociais, investidos dos mesmos direitos e deveres constitucionais. Cabe lembrar, no passado, as mestras Angiolina Teixeira e Lourdes Xavier. No presente, é crescente a representação feminina na vida política com mandatos eletivos de destaque. No setor privado, à frente de organizações superando o esteriótipo de 'sexo frágil'. E, serviço público, como Secretárias e Gestoras Educacionais, desenvolvendo relevantes trabalhos na esfera do Governo Municipal.

A participação da mulher no mundo do trabalho, provocou mudanças na conjuntura político-social e nas relaçoes interpessoais entre os sujeitos históricos. A igualdade que sempre reclamou para si, vem permeada da preocupação com a ética, a postura moral e a justiça social. Ela não quer se sobrepujar ao homem. Sua luta é pela construção de sua identidade como ser político que tem a cidadania conquistada.

(Publicado no Jornal Camassary Shopping, em 08/03/2003)