51 TONS DE VIDA (uma boa idade)

Hoje acordei bem cedo pensando no que mudará em minha vida após ter cruzado “o meio século”.

51...uma boa idade?

51...reinício da vida?

51...51...cinquenta e um tons de vida...é isso.

Antes de eu tomar consciência, Deus já havia preparado o meu futuro.

Antes de ser...eu já era.

Fui registrada antes de haver registros, e quando houve me descobri no livro de Salmo: 139: 13-16.

Meu interior foi formado pelo meu Pai, fui tecida no seio de minha mãe, a maneira que fui criada? De forma assombrosamente e maravilhosamente. Meus ossos? Não foram encoberto quando no oculto eu fui formada e entretecida como nas profundezas da terra, os olhos do Senhor me viram a substância sem forma, mas...de tudo isso que o Livro Sagrado registrou...o que mais me satisfaz é saber que NO LIVRO SANTO FORAM ESCRITOS TODOS OS MEUS DIAS, CADA UM DELES ESCRITO E DETERMINADO, QUANDO NEM UM DELES HAVIA AINDA.

Então...vi que ainda carregava alguns pesos desnecessários, coisas que deveria deixar para trás evitando dessa feita, retardar a caminhada que me está destinada, a solução encontrada foi dar um “ Dell” e ser feliz.

Resolvi listar 51 tons da minha vida.

1. Amor a Deus – Sem Ele, tudo fica cinza, Ele dá brilho nos dias nublados.

2. Amor a mim – Se não me amar, tudo ficará sem sentido, não conseguirei entender o propósito da vida.

3. Amor à vida – Nossa! Como amo viver. Cada dia é um novo começo, um motivo para festejar. Apesar de... viver é um dos melhores presentes de Deus, e viver com Deus ao lado, algo único.

4. Amor ao próximo – Seja ele quem for, preciso dividir o que tenho. Bens interiores e materiais, ninguém é tão pobre que não possa compartilhar algo bom.

5. Amor à família. A que Deus escolheu para mim, não posso negá-la jamais. Não me cabe julga-la, somente ama-la do jeitinho que é. A escolha foi feita pelo meu Pai Celeste.

6. Amor de mãe- Que amor é esse inexplicável que nos faz acordar à noite para cuidar dos filhos sem reclamar, que mesmo quando crescem queremos que não sofram nada, se possível, nos oferecemos para sofrer no seu lugar? Que a cada conquista, vibramos mais que eles? Amor assim, um pouquinho abaixo do amor de Deus só mesmo quem é mãe é que sabe o significado.

7. Amor aos cristãos – Irmãos na fé, são muitas vezes mais que os de sangue, somos uma família grande que precisa se apoiar uns nos outros, como feixes para nos tornarmos mais fortes a cada dia.

8. Amor aos não cristãos – O respeito aos credos e valores dos outros, mostram que sou alguém transformada por Deus, mas preciso diariamente exercitar esse amor desprovido de interesses.

9. Amor ao meu marido e companheiro (poeta PETRUS)– Como é prazeroso ficarmos horas a conversar na mesa do café, nas caminhadas matutinas, na fila do teatro, nos passeios por novas cidades, sua companhia é deliciosa, rimos muito. Dormir ao seu lado, de conchinha é para mim um prazer único.

10. Amor aos inimigos – Aqui registro o meu desafio humano. Não odiar quem me faz mal. O segredo de não retribuir o mal pelo mal...Cristo no centro do meu coração. Se o tirar do centro...o amor vai junto.

11. Amor à natureza – Rios, mares, céus, terra, animais...tudo o que Deus fez foi bom e perfeito. Resta-me cuidar, fazer a minha parte.

12. Amor aos bons livros- Aprendi com a minha mãe que para preencher tempo livre devo pegar um livro para ler. Isso se tornou um hábito saudável, leio todos os dias, assim expulso o fantasma do Alzheimer de perto de mim.

13. Leitura de jornal, diariamente – Hábito adquirido com meu pai...amo ler jornal impresso, prefiro mil vezes que o on line.

14. Oração – A minha ponte está sempre ligada aos céus. Procuro falar com Deus andando pelo caminho, no trem, metrô...gosto de conversar com o Pai, contar histórias e agradecer por seu amor tão grande. Como é bom ser grata a Ele.

15. Filhas amadas – Presentes de Deus – Olhando para as três hoje adultas, não consigo imaginar o meu mundo sem elas. Todos os dias agradeço em oração pela dádiva alcançada.

16. Amizades antigas - Ainda consigo listar os nomes dos amigos que fazem parte de minha vida desde a infância, outros da adolescência. Mesmo morando distante, quando retorno à cidade natal, procuro encontra-los para reafirmar o meu carinho por eles. Amizade conquistada é um tesouro ganho.

17. Amizades mais recentes – Conheci novas pessoas, dentre essas algumas muito especiais que as tenho bem próximo. Procuramos sempre encontrar brechas para um almoço, um encontro num barzinho para conversar e dar risada. Saímos de lá bem leves.

18. Gratidão – Algo que eu não posso jamais esquecer, ser grata a Deus e a muita gente que me ama, me respeita e honra estar ao meu lado. Sou grata a algumas pessoas que sem saber, me ajudaram quando eu mais precisava algumas, apenas com um abraço ou um incentivo.

19. Paixão pelo meu trabalho – Fiz concurso público e passei quando tinha 28 anos. Aos 32 fui admitida e até hoje, desempenho o meu trabalho como se estivesse no início, com amor e paixão. Gosto do que faço e procuro sempre melhorar. O meu incentivo é saber que fiz algo por alguém e também por mim.

20. Religião de berço – desde sempre, sou evangélica. Na verdade, tenho o maior prazer de dizer que Deus é o meu centro. A igreja que me direcionou desde criança é a Presbiteriana, com sua transparência nos atos praticados e o uso somente da Bíblia como regra cristã me faz crer que a cada dia mais eu preciso estar junto à Deus e aos irmãos na fé...

21. Estudo – Depois dos quarenta anos, fiz faculdade, foi um grande desafio. Estudava com a minha filha mais velha, a nossa formatura foi um dos maiores presentes recebidos. Pretendo fazer uma pós-graduação em breve.

22. Música – Que bom poder ouvir músicas que falam de amor. Gosto daquelas que tocam a minha alma, que me deixam leve. Sempre ouvi que Deus habita em meio aos louvores, então Ele vive ao meu lado sempre. Cantarolo o dia inteiro..

23. Escrita – Como é bom registrar o que vejo as impressões que sinto, desde muito cedo eu gosto de escrever, o prazer é muito grande.

24. Fotografias – retratos registram a nossa alma. A minha, está registrada em mais de 15.000 fotos. Gosto de observar os meus traços ao longo dos anos.

25. Jovialidade&Alegria – Sou uma eterna menina, sapeca e feliz que gosta de rodopiar, isso me faz muito bem. Mesmo depois que eu partir, o meu riso ficará guardado na mente de muita gente.

26. Viajar – Como é bom poder conhecer novos lugares, costumes, pessoas. Faço isso sempre que possível melhor ainda, bem acompanhada.

27. Acordar cedo – Gosto de ver o dia nascer, ver a chuva caindo pela janela, sentir o vento bater nos meus cabelos. Sou da terra que chove todos os dias.

28. Bairrismo – O orgulho de ser do norte, paraense e xinguara, me arrepia até os ossos. A maneira que falo, os meus traços indígenas dizem quem sou e de onde sou. Reforço a cada momento o quanto amo ser do mato.

29. Cheiro de terra molhada- Quando criança, queria comer terra por achar o seu cheiro muito bom, até tentei mas não achei o sabor agradável, só que o cheiro, bom demais! Aspiro o ar e dá vontade de retornar ao Pará, lá a terra cheira mais que aqui.

30. Tomar banho quente – Mesmo no verão, amo o banho quente, depois, permito que a água fria caia na minha cabeça. O choque térmico me deixa revigorada..

31. Falar com a água durante o banho – Doideira não, Prazer mesmo. Faço isso todos os dias, e agradeço a Deus pela água, peço que nunca acabe e que jorre onde está escassa.

32. Desapego – Só tenho que agradecer a Deus por não ter apegos a bens materiais, a querer ter posse sobre as pessoas, a achar que a minha necessidade é maior que a do outro. Se uma amiga gosta de algo que tenho e quer, dou com o maior prazer, não coloco meu coração em coisas passageiras.

33. Falar de morte – falo do assunto como quem falar da vida. Não tenho medo, pelo contrário, sei que para chegar ao céu, vou ter que cruzar esse caminho, mas...não tenho pressa.

34. Eternidade – Creio na vida eterna, num lugar circunscrito chamado céu, morada do altíssimo. É para lá que eu vou quando for chamada no tempo de Deus. Não me preocupo em saber sobre o inferno, não pretendo conhecer esse lugar.

35. Sensibilidade – Peço sempre para não achar que é comum ver gente drogada, mendigos, bêbados perambulando nas calçadas, menores abandonados, que isso me incomode e que eu descruze os braços. Sei que não estarei sozinha.

36. AMOR x desamor – As igrejas em sua maioria, estão vivendo dias de frieza espiritual, de desamor entre irmãos, tempos de vaidade, onde prevalece quem possui mais e os que não possuem são vistos como se tivessem pouca fé. O esfriamento no corpo da igreja tem afastado muita gente do meio. Que eu não fique inerte diante desse fato, que eu procure voltar-me para a palavra de Deus e ame de forma genuína.

37. Incomodada - Que a acomodação não faça parte de minha vida, que eu procure fazer coisas que causem impacto, que levante bandeira quando for preciso levantar, que eu saia da zona de conforto.

38. Quente – Diante das coisas de Deus, quero estar viva, quente, nunca fria e nem morna, para não ser vomitada da boca de Deus. Desperta-me, Senhor, o dia está começando e preciso estar cheia do teu espírito.

39. Reconhecer meus erros – Que não queira ser nunca a dona da verdade, achando-me melhor que outros, pois não sou. Que reconheça minhas falhas e peça perdão dos meus erros.

40. Cara limpa – Sempre me mostro do jeito que sou de cara lavada, literalmente. Uso pouquíssima maquiagem, e quando uso, não escondo a minha verdadeira face, é apenas para ficar mais bonita.

41. Chantagem não sobrevive á mim. Não gosto e não cedo a chantagens, venham elas de onde vierem. Filhos, amigos, se não quiserem me ver chateada, não tentem me chantagear, creio que isso é algo que me tira do sério.

42. Adulação – Coisa muito ruim, abomino. Quando faço algo por alguém, foi porque quis fazer, portanto, ninguém me deve nada, gosto que me tratem com respeito, mas sem adulação.

43. Picuinhas – Coisas do gênero, quero fora da minha vida. Gosto de administrar trabalho, fofocas e picuinhas, longe de mim.

44. Calo quando não tenho argumentos – Para que discutir sem argumentação? Calo-me para ouvir o outro ou mesmo para evitar falar coisas que me arrependerei depois. Quando calo...o outro cala também.

45. Mudo de assunto quando o a conversa já deu. Convido a outra pessoa para falar até de futebol, coisa que não entendo muito, mas...por favor, vamos mudar o assunto que já venceu?

46. DR – Tenho um parceiro maravilhoso que não tem medo e nem foge de discutir relação. Nos divertimos muito com isso, eu também não fujo, enquanto a coisa não se resolve... não dá para dormir zangados, abraçadinhos é bem melhor.

47. Namorar – Quem disse que marido e mulher não namora? Adoro ficar no sofá, ir ao cinema, ao teatro, passear na praça, nos parques, faço isso com meu marido, de mãos dadas, com direito a paradas, beijos na boca, de língua, amasso no escurinho, isso renova nossa relação diária.

48. Sexo com amor é muito melhor – Gosto de inovar, renovar e tudo isso com a mesma pessoa, despudorados e apaixonados.

49. Minha casa – Amo ver tudo limpo, cheiro bom de comida feita por mim, móveis trocados de lugar a cada semana, gosto de novidades, mesmice me incomoda.

50. Imprevisível – Sou assim mesmo, decido de última hora fazer algo que nem pensava fazer a tempos, a adrenalina me acompanha sempre, mas... também faço coisas que só os pacientes conseguem. Meio paradoxal, não? Essa sou eu, sem muita explicação.

51. Pescaria – Um hobby que trago comigo desde criança. Consigo ficar horas pescando, sozinha ou acompanhada. Converso com os peixes, divago olhando o rio e a natureza, ordeno coisas em pensamento...Ao mesmo tempo que sou agitada, também sou calma quando estou pescando, é um prazer que me faz frear o tempo, me relaxa e me desperta para um momento único, o meu encontro comigo mesma, no meio do rio, sentada sobre uma pedra. Isso acontece quando vou ao Xingu, na minha amada Altamira, meu quinhão, meu eterno amor.

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2013.