PELO DIA MUNDIAL DA POESIA
DEDICO ESTE Á TODOS NÓS POETAS
AMADORES, SEMI-PROFISSIONAIS E PROFISSIONAIS
14 DE MARÇO

Dia Mundial da Poesia 

Koichiro Matsuura 

Paris, 21 de março de 2000 

A poesia ocupa, entre as diferentes formas de expressão humana, um lugar importante e particular. Seu estatuto de disciplina à parte da literatura é, por certo, reconhecido desde as origens. Os bardos dos tempos antigos exprimiam-se freqüentemente por essa construção ritmada de palavras.
Mas a poesia é mais do que um gênero literário, rígido e codificado; ela é a base de todas as outras formas de expressão literária e artística. Não se diz de um romance, de um quadro, de uma composição musical, de um filme, que eles são poéticos?
A poesia é pouco exigente: uma voz ou uma folha de papel bastam para dar-lhe vida. Nós a encontramos em todos os tempos e em todos os lugares, prova de sua universalidade e de sua natureza transcendental.
Reconhece-se uma cultura por seus poetas porque eles conseguem dar forma concreta aos mais secretos de seus impulsos, aos mais íntimos de seus sonhos e de suas esperanças compartilhadas.
Mas a poesia é igualmente um meio incomparável para a compreensão intercultural. Seu aprendizado, desde a mais tenra idade, ajuda o indivíduo a formar sua sensibilidade, a aprofundar sua apreensão da complexidade do mundo, a compreender o outro por meio do refinamento da arte e a dar segurança aos seus passos no caminho da vida.
Que a poesia reencontre seu lugar tradicional na vida da comunidade e que ela prossiga em sua vocação universal de serviço à diversidade cultural e à paz no mundo.
Beijo no coração

Rita Bonito
Enviado por Rita Bonito em 14/03/2007
Código do texto: T412024
Classificação de conteúdo: seguro