Ex-Prefeitos de Bonfinópolis de Minas que ao seu modo e tempo contribuíram com o desenvolvimento do nosso Município que hoje comemora o seu CINQUENTENÁRIO.
 
1º DE MARÇO DE 1963 a 1º DE MARÇO DE 2013

Como autênticos cristãos, devemos acreditar que “tudo é possível àquele que crê”... É bíblico, não é utopia de visionários ou devaneios de poetas contemporâneos ou de outrora. E quando nós, Bonfinopolitanos de nascimento ou de coração temos a honra de participar da sua evolução histórica, de tantas lutas, com algumas prováveis perdas, mas, sobretudo, recheados de vitórias, é necessário rememorarmos de que o que temos e somos hoje, sob as luzes do Espírito Santo de Deus, foram conquistas alcançadas através de anseios comuns dos nossos políticos, ressaltando a visão e o comprometimento dos nossos 10 Ex-Prefeitos que direcionaram os caminhos sócio-econômicos e políticos da nossa querida Bonfinópolis de Minas ao longo desses 50 anos de história.

Bonfinópolis de Minas, município da zona fisiográfica do Paracatu, criado pela lei nº. 2.764 de 30 de dezembro de 1962, ficando o Distrito de Fróis desmembrado de Unaí e instalado oficialmente em 1º de Março de 1963.

Hamilton Campos Valadares, Vereador em Unaí, representando o distrito de Fróis é nomeado INTENDENTE pelo Governo do Estado de Minas Gerais, recebe a missão de instalar o novo Município, que teve a sua primeira sede em um imóvel cedido pelo Intendente.

1º Prefeito: Antonio Batista e José Julião Ovides (1963/1966)

Baiano de personalidade marcante, referimos in memorian que as ações do seu governo, considerando que várias se perderam os registros históricos pelo desgaste do tempo, além de que tudo tivera que ser criado, era recém-criada a necessidade de uma estrutura básica à Municipalidade. Dentre elas, destacamos: Instalação do Gerador Energia a motor; Construção da Ponte suspensa de madeira na Melancieira sobre o ribeirão Santa Cruz na divisa dos municípios de Bonfinópolis de Minas com Santa Fé de Minas, projetada pelo engenheiro João Augusto Pinheiro; Início da construção do atual prédio da EECU.

2º Prefeito: Hamilton Campos Valadares e José Amaro Brandão Filho (Sr.Zé Roxo) (1967/1970)

Eleito Prefeito adquiriu para a Prefeitura as primeiras máquinas (trator, patrol e veículos). Abriu diversas estradas e construiu pontes, além de equipar a sede administrativa do Município. Paralelamente às obras de infraestrutura, sua administração cuidou da construção e instalação de escolas e da assistência à saúde pública. Mas atribui-se que sua principal ação política fora a luta pela emancipação política do Município. In Memorian, a atual administração, congratula-se com seus familiares.

Prefeito: Sebastião Luiz Brandão e Horgentino da Silva Leão (Sr. Ipe) (1971/1972)

Descendente da tradicionalíssima família Bonfinopolitana dos “Bois”” suas ações pelo curto período de mandato, apenas 02 anos, mas se nos dias atuais, temos água canalizada e tratada, devemos lembrar que tudo iniciou no seu governo, construindo as imensas caixas d’água para distribuição pela cidade. Além de ter praticado na sua vida pública uma grande contribuição à causa da Justiça, sendo recentemente agraciado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais com a Comenda “Desembargador Hélio Costa” . 

- Nota do autor: Nosso reconhecimento e respeito por tudo que fez pelo nosso Município. O Sr. Sebastião Luiz Brandão, com bem vividos 90 anos de idade, nos deixou e foi morar com Deus no último dia 24/07/2016.

Prefeito: Moacir Serafim Borba e Joaquim Agostinho de Oliveira (Sr. Zé Português) (1973/1976)

No seu governo, os Bonfinopolitanos puderam usufruir dos benefícios advindos com a chegada da Energia Elétrica (Departamento de Água Energia – DAE - CEMIG) que até então vivia sob a fraca luz de produzida por motor movido a óleo Diesel. Também ampliou o sistema de captação e distribuição de água na cidade; construiu diversas escolas rurais, destacando que as séries finais do ensino fundamental (o Ginasial 5ª a 8ª séries) antes criadas pelo Professor Emil Prieds e Dr. Reinaldo (ginásio Santa Cruz), não existiam na rede pública municipal, sendo necessário o Município comprar o Ginásio Santa Cruz que era particular e disponibilizar aos estudantes. Também foi no seu governo a instalação da EMATER.

- Nota do autor:  O saudoso ex-Prefeito Moacir Borba, que é primo de 1º grau desse autor, depois de lutar bravamente contra uma doença terrível, não resistiu e partiu desse mundo no ano de 2015.


Prefeito José Henrique Brandão e Nilton Bezerra (Sr. Niltão) (1977 a 1982)

Eleito por um mandato de 04 anos, fora estendido por mais 02 anos, para coincidirem com as eleições gerais do País. Dentre as ações que marcaram o seu governo destaca-se a “Criação da Escola M. Aluísio Barbosa de 2º Grau” que naquele tempo era considerada uma grandiosa formatura, sendo que muitos Bonfinopolitanos tiveram que deslocar a Patos de Minas, por ser Superintendência Regional de Educação e Saúde, se quisesse continuar os estudos secundários. Também foi no seu governo a aquisição do Prédio próprio da Prefeitura, que atualmente traz o nome de Palácio Hamilton Campos Valadares. IEF, IESA hoje IMA. Também no seu governo na parceria com a RURALMINAS (Planoroeste II), foi construído o antigo Posto de Saúde do Município e instalação da agência do Banco CREDIREAL (os gastos com adaptação retornaram aos cofres públicos em medicamentos).

6º Prefeito José Alves Babilônia e Dercílio Duarte Melgaço (1982 a 1988)

Também com o mandato definido de 06 anos, agora para (descoincidir) com as eleições estaduais e federais. Seu governo foi marcado por uma política voltada para os Distritos e Vilas, sem se descuidar da sede. Destaca-se a implantação do Banco do Brasil; completo sistema de telefonia fixa DDD e DDI disponível a todos os usuários através da TELEBRASILIA, como também sistema moderno de som e imagem de TV via satélite. Primeira obra de asfalto na cidade na Avenida Argemiro Barbosa da Silva, ampliação de escolas que no seu governo alcançou a marca de 32 escolas em pleno funcionamento. Falecido há pouco tempo, suas marcas in memorian fazem parte deste Cinquentenário.

7º Prefeito Sílvio Canuto Vargas e Báuer Souto Santos “Baurinho” (1989 a 1992)

Com grande experiência Municipal, quando assumiu a Prefeitura tinha 08 anos de serviços prestados e suas metas principais era dar continuidade ao progresso que o Município tinha experimentado. Destaca-se o seu esforço no processo de Municipalização do Sistema de Saúde com o advento do SUS, sendo o 1º Município de Minas Gerais a assinar o protocolo de intenção junto ao Governo do Estado. Construção da Escola E. Dercílio Duarte Melgaço; conclusão da obra de construção do Terminal Rodoviário. Aquisição do Imóvel para instalação do Fórum e elevação de Bonfinópolis de Minas à Comarca.

8º - Prefeito Mozar Borges Pereira e Sebastião Bernardes da Silva “Tião da Marieta” (1993 a 1996)

Ex-Vereador pelo Distrito Dom Bosco, Mozarinho chega ao cargo de Chefe do Executivo Municipal demonstrando a força política que tinham os Distritos. Deixou sua marca com a realização que considera a mais importante, que foi a realização do 1º Concurso Público Municipal para o Provimento de cargos e salários da Prefeitura de Bonfinópolis de Minas; apoio no transporte de estudantes do Ensino Médio de Dom Bosco para Bonfinópolis de Minas e aquisição de ônibus para o transporte escolar municipal; apoio irrestrito no processo de emancipação dos Distritos de Dom Bosco e Natalândia.

9º/10º Prefeito Eustáquio Pereira da Cruz e José Henrique Brandão (Zé Buriti) (1997-2000/2001-2004)

Foi Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal, Chefe de Gabinete do ex-Prefeito Mozarinho. TATACO foi o primeiro Prefeito reeleito do Município e governou tanto no Séc. XX quanto no Séc. XXI. Dentre as realizações do seu governo, destaca-se a aquisição do imóvel para criação e instalação da APAE; Instalação da Comarca e criação do Cartório Eleitoral; Parceria com SERVAS – Serviço Voluntário de Ação Social para a construção do Centro de Convivência da Sociedade São Vicente de Paula; Ampliação do sistema de Eletrificação Rural e Distribuição de Tratores às Comunidades através de Emendas parlamentares. Construção de Ponte de Concreto no Rio Santa Cruz, na região denominada Melancieira. Criação da Defensoria Pública no Município.

11º/12º Prefeito Pe. Luiz Araújo Ferreira e Gilberto Antonio de Lima “Gilbertinho” (2005-2008/2009-2012)

De formação Teológica, substituiu o estimado Frei Humberto, ficando à frente da Paróquia Senhor do Bonfim por 03 anos. Eleito Prefeito de Bonfinópolis de Minas na sua primeira gestão aos 33 anos de idade, sendo também reeleito Prefeito Municipal em 2008. Suas ações visavam melhorar a autoestima da pessoa humana e a qualificação profissional, destacando dentre outras o apoio na manutenção do Ensino Superior, com graduação de 01 turma de Normal Superior e outra de Técnico de Enfermagem através da FAESB/UNIPAC; parcerias com a FINOM, IFTM Campus Paracatu, Inst. Federal Norte Minas – Campus Arinos, Unitins – cursos Serviço Social e Administração. Estímulo e apoio técnico aos agricultores familiares para produção e comercialização dos seus produtos para a Merenda Escolar e a implantação do ticket-feira para os servidores municipais. Redução do déficit habitacional urbano e rural. Em Março de 2012 ficou classificado entre os 30 melhores Prefeitos de Minas Gerais na VII Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor Presidente JK promovido pelo SEBRAE.

13º Prefeito Donizete Antonio dos Santos e Antonio Carlos Brandão “Pafúncio” com (Previsão de Mandato 2013/2016)

Atual Prefeito de Bonfinópolis de Minas, ex-funcionário público municipal, de formação acadêmica em Direito com especialização em Direito Municipal, além de ser Técnico em Contabilidade. Sócio da Empresa Pontual Consultoria e Assessoria Contábil Sociedade Civil Ltda. Tem prestado assessoria jurídica e contábil às diversas Prefeituras e Câmaras Municipais, dentre elas, Bonfinópolis de Minas. Com 60 dias de governo, tem demonstrado capacidade e vontade de fazer o melhor para Bonfinópolis de Minas. Neste CINQUENTENÁRIO entrega aos Bonfinopolitanos a Academia da Saúde no bairro Frei Humberto; Reforma e ampliação do Terminal Rodoviário Vereador Oscar Moreira Braga; 01 Pá Carregadeira O KM; Veículos para a Saúde; Veiculo Oficial para o Gabinete e apresentação da maquete do Memorial do Cinquentenário criação e idealização do artista plástico Mauro Menezes que em 2013 está comemorando 10 anos de vida profissional sendo a obra nomeada “Mão que Acalenta a História e a sua Gente...” pelo Poeta Nunes de Souza; Shows e Festival Musical de Talentos.

Redação e pesquisa: Poeta Nunes de Souza "O Porta Voz da Emoção Bonfinopolitana"

Agradecimentos especiais aos ex-Prefeitos e ao atual Prefeito Donizete dos Santos pelo apoio e incentivo na realização deste documentário.
Bonfinópolis de Minas/MG em 1º de Março de 2013.