Afortunada (à minha mãe)

Eu me sinto afortunada por ter a mamãe que eu tenho. A dona Vera é realmente muito especial. (E acho que a minha maninha também pensa assim.)

Ela às vezes tem umas ideias loucas que sempre me surpreendem. Por exemplo, anos atrás ela inventou que ia morrer com 65 anos. E - oh, céus! - HOJE ela está completando 65 anos. Então acho melhor dizer umas verdades duma vez, "antes tarde do que mais tarde ainda". :-)

Eu admiro muito o jeito sutil que ela tem de harmonizar qualquer conversa que pareça se encaminhar para uma discussão. E também de resolver conflitos estabelecidos. O seu senso de equidade e justiça sempre prevalecem nesses momentos. Ela procura pedir para as "partes" expressem calmamente seus motivos. Ela ouve atentamente cada um, contesta o que não parece verdadeiro ou coerente, e até ajuda as pessoas a exporem a defesa de suas ideias. E por fim, como uma juíza, expressa seu veredicto sábio, verdadeiro, lógico e imparcial!

Bah, outro aspecto que eu aprecio muito são os ditados! Para qualquer situação, ela conhece algum dito popular que encerra um ensinamento, uma regra, uma dica, que combina direitinho! (Às vezes, troca uma ou outra palavra do ditado, o que torna tudo mais divertido!) É grande a sabedoria dos ditos populares da mamãe!

O senso do dever também se destaca na personalidade da mamãe. Sempre foi muito trabalhadora! E ainda é muito preocupada (MUITO preocupada) com que tudo saia bem feito, direitinho, de acordo com o que se espera, no horário, com qualidade, com capricho, em resumo: que tudo seja bem feito! Basta ver as costuras que ela faz, os acabamentos das peças de roupa, a pontualidade de meio-dia para servir o almoço (seja dia útil, seja fim-de-semana), o capricho na manutenção da ordem e da limpeza da casa, a assiduidade e a pontualidade quando ia levar a minha irmã e eu para o colégio, a gestão econômica e controlada de receitas e despesas da casa, a supervisão atenta do trabalho de auxiliares, o rigor na administração de condomínio nas várias vezes em que foi eleita síndica... São muitos os exemplos! Admiro muito esse senso de 'fazer com qualidade' da mamãe!

Realmente é uma baita mãezona, que sempre valorizou as filhas e a família, muitas vezes até acima dela própria. Alguns vários pequenos e grandes sacrifícios ela fez e ainda faz, e algumas pequenas e grandes coisas para si própria ela deixou e ainda deixa de fazer, para que a mana e eu possamos estudar, nos desenvolver, e ter a vida maravilhosa que nós temos. Eu também diria: para que possamos ser as pessoas que somos: saudáveis, honestas, sensatas, educadas, respeitosas, objetivas, responsáveis, inteligentes, maravilhosas (ops! hehehe). De certa forma, também admiro a quantidade aparentemente infinita que ela tem com o meu pai, o insuportavelzinho resmunguento com quem está casada há 36 anos. Cruzes! Acho que ela é um anjo. :)

Ela é linda! (E a boboca sempre diz que se acha feia.) Ela tem um narizinho que é a coisa mais linda do mundo! Os olhos dela são de uma cor incrível, meio verde, meio cinzenta. O cabelo dela está cada vez mais grisalho, e fica muito tri, parece chique. As mãos da mamãe são lindas, parecem mãos de pianista. A pele dela é muito muito macia, é tri bom ficar fazendo carinhozinho hehehe. Ela é alta e sabe se vestir de maneira elegante e ao mesmo tempo confortável. E ela sempre sabe indicar um tecido que combina bem com uma pessoa, ela sabe muito de roupas, moda e estilo, praticidade e elegância, A mamãe sabe muito!

O que eu mais gosto nela é que ela sabe contar histórias. Eu acho isso um dom fantástico! Desde criança eu fico encantada com isso. Se ela vê um filme, ou lê um livro, ou assiste a uma novela, ou ouve uma notícia, ou lembra de alguma fábula ou anedota que o pai dela contava quando ela e as irmãs eram crianças no interior... ela sabe contar toda a história muito muito bem, com estrutura, com detalhes, com emoção, com um jeito próprio, um colorido especial e um lindo brilho nos olhos que sempre me mantém fascinada acompanhando atentamente o desenrolar da história! :) Acho que eu amo Literatura porque a melhor contadora de histórias do mundo é a minha mamãe! hihihi

Como presente de aniversário, comprei um volante da Mega-Sena, na esperança de que ela receba "uma fortuna", e se torne, nesse outro sentido, assim tão "afortunada" quanto eu! hehehe E, claro, espero que a ideia doida dela seja apenas uma ideia doida, e que ela esteja aqui conosco durante muitos muitos muitos anos! =)

15.03.2013