Emilio Santiago... A Voz que Nunca Morrerá!

Emilio Vitalino Santiago, ou simplesmente Emilio Santiago, poderia ter sido apenas mais um vivente deste mundo, porém esse carioca nascido em 06 de Dezembro de 1946 veio passear por aqui predestinado a ser bem mais que isso, e assim foi.

Formado (por insistência dos pais) em direito pela Faculdade Nacional de Direito Do Rio de Janeiro na década de 70, deixou-se levar pela real vocação lhe concedida por Deus como missão de vida nesta mesma década, quando começou a participar de Festivais Musicais Universitários, vindo logo depois participar do Programa A Grande Chance do saudoso apresentador Flávio Cavalcante na extinta TV Tupi , que tinha como predominância em sua personalidade a exigência suprema de só escolher os melhores candidatos como participantes de seu programa.

Emilio chegou às finais, com louvores, elogios e expectativa de ali, naquele momento estar nascendo não apenas mais um cantor, mas sim, um interprete de talento indiscutível.

Então o prometido advogado foi vencido pela voz, o carisma e a elegância do cantor. Emilio trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas de espetáculos noturnas. Em 1973 lançou o primeiro compacto pela Polydor, com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que ocasionou maiores participações em rádios e programas televisivos.

Seu primeiro grande trabalho fonográfico foi lançado em LP pela Gravadora CID em 1975, e continha canções esquecidas de compositores como: Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor, das duplas Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito Marcos e Paulo Sergio Valle, dentre outros.

A partir dai, Emilio Santiago consolidou-se como o maior interprete da Música Popular Brasileira, desfilando com galhardia e elegância com sua voz de um grave possante e ao mesmo tempo suave, entre a bossa nova, o romântico e, sobretudo o samba, imortalizando hits como Verdade Chinesa, Saigon, Só danço Samba, Lembra de Mim e tantos outros.

O Cantor teve a série Aquarela Brasileira, o seu principal trabalho, responsável por aumentar consideravelmente sua popularidade no país. Tanto que o referido trabalho foi editado em seis volumes, o último deles lançado em 1995. Recentemente em 2012 lançou o que seria seu último trabalho fonográfico pelo seu selo particular Santiago Music, O CD Só Danço Samba, gravado totalmente ao Vivo, junto com um DVD.

Emilio foi o principal interprete de musicas de Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Assim como Elis Regina, Gonzaguinha, Taiguara, Simonal, Cássia Eller, Cazuza, e tantos outros mais, Emilio Santiago será imortalizado nos anais da verdadeira Música Popular Brasileira, na Academia da Eternidade Divina.

Fiquemos então com a verdade do término da existência física de mais um expoente da real arte de cantar, porém com a certeza de que a existência espiritual e principalmente a voz nunca morrerá e será Emilio Santiago para sempre a suprema The Voice Brasil (A Voz Do Brasil). Sem controvérsias, duvidas e/ou discussões.