Para Aline

Todos nós passamos por momentos difíceis na vida. Existe um ditado que li, não sei onde, que dizia: “ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional”. Podemos passar por situações complicadas a qualquer momento e em qualquer lugar que freqüentamos.

Os meus três últimos textos nesse site, e também os primeiros, têm um conteúdo forte. São textos que falam de amores que se vão, mas que permanecem em nossa alma ainda por um tempo, até que sejam colocados de lado, dando lugar a outra paixão. Assim é a vida, uma longa rotatividade de acontecimentos que, no fim, nos faz humanos.

Porém, não apenas quero falar de sofrimento, mesmo porque os momentos de alegria, embora às vezes efêmeros, têm de ser lembrados pela sua riqueza de sentimentos e sensações. Quero compartilhar com os leitores também momentos de felicidade, aqueles momentos em que nos permitimos dar aquela longa risada e ver a vida de uma outra forma, talvez com mais entusiasmo para enfrentá-la. E, hoje, nada melhor do que ter ao nosso lado uma pessoa em quem possamos confiar plenamente. Uma pessoa que nos forneça elementos de paz interior, que nos ame de verdade e faça questão de mostrar ao mundo este sentimento.

A coisa mais bonita que já vi é quando alguém diz “te amo”. Renato Russo disse na música Vamos Fazer um Filme: “...e hoje em dia, como é que se diz eu te amo?...”. Sim, é algo muito complicado dizer estas duas palavrinhas que significam muito, tanto para quem ouve quanto para quem fala. E existem pessoas com a capacidade de dizer estas palavras com tal sinceridade que impressiona. E trata-se de uma qualidade que tem de ser admirada.

Algumas vezes encontramos pessoas em nossa vida que partem nosso coração em um milhão de pedaços. Não digo que pessoas assim devem ser esquecidas ou exorcizadas, mesmo porque aprendemos muito no sofrimento, mas pessoas que nos fazem o bem devem ser lembradas como impulsionadoras de nossas maiores qualidades. E achar alguém que tenha a capacidade de se doar ao bem estar do outro, que possa estar sempre a disposição para ajudar e que mostre seu amor incondicional é tarefa complicada, haja vista o grande número de relacionamentos furtivos que vemos hoje. Ter alguém ao nosso lado com essas características faz de nós pessoas mais iluminadas.

Das qualidades que temos, ou que desenvolvemos com o tempo, uma é a que nos faz mais sublimes: a capacidade de perdoar. Por quantas situações não passamos por agir instintivamente? Quem não errou que atire a primeira pedra. A capacidade de perdoar é uma característica bem típica de pessoas que se engrandecem com o tempo, que não têm medo de perdoar porque ainda acreditam nas pessoas e sabem que os erros são inerentes ao ser humano. Pessoas assim amam sinceramente, se entregam, se doam e procuram, sempre, fazer o bem. Se tens alguém ao seu lado com tal característica, preserve-o. Você nunca será julgado por fazer algo errado, mesmo que aja de forma consciente.

As dores do amor sempre passam. Aprendi que amar é essencial e nos faz mais humanos. Aprendi, às duras penas, que o amor pode ser encontrado de várias formas e que, às vezes, aquilo que chamamos de amor pode ser um respeito profundo ou um carinho de anos de convivência. Independentemente do tipo de amor que sentimos, temos de dar valor a quem gosta de nós de verdade. Paixões furtivas podem até ser mais interessantes, mas o verdadeiro amor, independente da forma como amamos, é que vai nos segurar e nos confortar nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Não quero que este texto pareça uma peça de auto-ajuda (aliás, detesto livros assim), mas que seja uma fiel homenagem a uma pessoa que tem sido um dos pilares de minha vida: Aline. Todas as características citadas acima ela possui. É uma pessoa sublime, que sabe andar atrás de sua felicidade, mesmo, às vezes, sendo atropelada por ela. Se eu consegui ter em minha vida alguém como ela, acho que estou pronto para pavimentar algo que há tempos procuro: felicidade.

Obrigado por estar ao meu lado.