Dia Mundial do Teatro

O teatro é a expressão da realidade. Instrumento de divergência, advertência, ensinamento, documentação e instrução. E desde que Téspis resolveu sair do meio do coro e se destacar foi definida uma nova linhagem artística de pessoas que criam, interpretam e representam uma ação dramática baseando-se em um texto: o ator! Aí que tudo se lascou de vez mesmo!

A quantidade de pessoas que acham que o teatro (ou qualquer outro tipo de arte) não é trabalho é inacreditável! Pensam e criticam dizendo: “Teatro é coisa de vagabundo!”, “Mas você é formado?”, “Artista é tudo vagabundo, prostituta e homossexual!” e a pior de todas: “Ah, você faz teatro? Mas trabalha em que?”. Como assim trabalho em que? Eu faço teatro! Acha pouco? Então vejamos...

Ator também acorda cedo, tem um trabalho danado pra estudar e decorar um texto, criar o personagem, ensaia horas a fio, se desgasta nas apresentações e não desanima mesmo quando tem meia dúzia de gatos pingados na plateia. Pra completar ainda tem que aguentar os “amigos” pedindo ingresso grátis como se pagar R$20 pra prestigiar um espetáculo de pessoas que ralaram pra fazer um bom trabalho fosse muito se comparado com gastar R$100 numa balada de sábado a noite, encher a cara e ficar com dor de cabeça no dia seguinte. Uma empregada doméstica não cobra pra fazer faxina na sua casa? O farmacêutico não cobra pra te vender um remédio pra enjoo? O padeiro não te cobra pelo pão? Pois bem, caro amigo, tudo na vida se paga. O teatro é o meu trabalho, então eu vou te cobrar ingresso SIM!

Claro que não é fácil até porque todo tipo de arte é desvalorizada, mas nós artistas estamos sobrevivendo e pagando nossas contas. Fazer o que se gosta e o que se nasceu pra fazer é privilégio para poucos. Muitas vezes ganha-se o suficiente apenas para bancar as necessidades básicas do dia a dia, é mesmo assim se feliz pra porra! Artista sofre, mas se resiste na arte é porque ama o que faz!

Precisamos de mais pessoas que apreciem a arte! Nesse caso específico, precisa-se de mais pessoas que se disponham a levantar a bunda do sofá e ir até o teatro assistir um espetáculo que o fará refletir e não só ficar lá sentado contemplando o nada! Aposto que se aquelas pessoas que vão ao teatro de cara amarrada (porque foram obrigados pela namorada, mãe, professora,...) de abrissem aos encantos das artes cênicas, se apaixonariam! O teatro é mágico! Em que outro lugar você pode ter a sensação de poder alcançar e tocar no seu personagem preferido? Em que outro lugar você sente a raiva pulsante daquele vilão terrível ou a doçura e alegria contagiante daquele herói? SÓ NO TEATRO!

Por isso hoje, DIA MUNDIAL DO TEATRO, deixo meus parabéns a todos os meus colegas de trabalho que suam a camisa pra levar cultura e entretenimento aos poucos espectadores assíduos dos teatros de todo o mundo! Parabenizo-os pela coragem, perseverança e amor por essa arte tão bela e que engloba todas as outras artes enriquecendo-se ainda mais! Parabéns nobres guerreiros! Parabéns atores!

Vocês merecem todos os aplausos do mundo!

Muita merda!

(vidaencena.blogspot.com.br)

Hellen Bravo
Enviado por Hellen Bravo em 27/03/2013
Código do texto: T4210852
Classificação de conteúdo: seguro