JUBILEU DE OURO DA PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM DE BONFINÓPOLIS DE MINAS – MG
 

                      (25-01-1963 a 25-01-2013)

          Na década de 30, precisamente no ano de 1935, o desbravador e missionário frei Miguel Jonkers, padre alemão de personalidade firme, celebra a primeira missa no pacato povoado de Santo Antonio do Roçado. No final do Século passado já havia uma capela e tem-se notícia de que o Padre Francisco de Sales Peixoto a fez sede provisória da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Santa Fé de Minas, antigo Capão Redondo, criada em 14 de Novembro de 1873. Conta-se que a capela era tão pequena que comportava apenas a pessoa do Sacerdote, obrigando os fiéis a assistirem à cerimônia do lado de fora. No entanto surgiram movimentos para que se construísse uma igreja condigna com o desenvolvimento local.
          A Igreja Matriz do Nosso Senhor do Bonfim, dentro dos modelos tradicionais da região, ficou concluída em novembro de 1935, quando os responsáveis transportavam as imagens para o referido templo e queriam que fosse bento no dia 08 de Dezembro, não se realizou tal ato nesta data pela impossibilidade da presença do então Vigário de São Romão, Frei Miguel Jonkers, vindo acontecer em Junho de 1937. Tiveram à frente de todos os trabalhos os ilustres senhores Januário Luiz dos Santos e Terêncio Teixeira de Jesus, presidente e tesoureiro, respectivamente. Não podíamos olvidar, entre outros, a pessoa de João Vieira Palma, cidadão conselheiro e amigo, foi um dos construtores da igreja.
          Sr. Henrique Luiz Brandão, um dos ancestrais da tradicional família dos Bois (...) homem de profundo sentimento cristão (...) era na sua residência que se hospedavam os padres quando iam até o Bonfim para realizar as solenidades religiosas. Tempos depois em 1938, os padres carmelitas frei Bertoldo Van De Mee, e frei Miguel Jonkers, continuam as suas missões de pregar o Evangelho nestas terras virtuosas do Noroeste Mineiro. Enquanto capela filial, durante muitos anos pertenceu à Paróquia de Paracatu. Uma vez criada a Prelazia Nullius, passou a ser atendida pelos Vigários de São Romão: Frei Miguel Jonkers, Frei Bertoldo Van De Mee, Frei Eugênio Goseling e Frei Eustáquio Van Der Werff. O primeiro sacerdote a residir em Bonfinópolis de Minas foi o Frei Eustáquio no período de 02 de Novembro de 1957 a 1º de Fevereiro de 1959.
          É mister lembrar que no ano de 1947 conforme consta os registros da Paróquia, aconteceu a primeira visita de outro padre carmelita, o holandês frei Humberto Van Teijilingen ao pequeno e pacato povoado de Bonfim das Lages. Com o passar dos anos, o pequeno lugarejo começa a tomar formas de uma Vila/Distrito, e famílias vindas do Nordeste, como Sr. “Bem”, seu filho “Benzinho”, Sr. Nilton Bezerra, Sr. Evaldo Antunes Bezerra, dentre outros Estados da Federação começam a povoar os horizontes daquele pequeno Distrito. Alguns pontos comerciais foram surgindo, destacando o Sr. Manoel Borba, Sr. José Português, Sr. José Amaro Brandão Filho (Sr. Zé Roxo), Sr.Jair Gurgel do Amaral, Sr. Aristóteles Antonio da Mota, o primeiro açougueiro e verdureiro, Sr. Henrique Nunes da Silva (Henriquinho) e outros mais.
          Com uma população já considerável de moradores e a Igreja Matriz do Senhor do Bonfim já finalmente concluída. Destacando que a torre da Matriz fora uma doação do Sr. Abílio Moreira Axchar, deixou a seguinte máxima sempre conscientizado de que “uma terra sem meios de comunicação seria uma ilha a mais”. O piso da Matriz, doação da dona Maria de Paulo, atitudes de ambos doadores fora o pagamento de promessas por graças recebidas. Com a Igreja construída, a fé do povo torna mais fervorosa ainda e no dia 28 de abril de 1950 tem a grata satisfação de registrar a bênção sacerdotal da Torre da igreja e dos altares bilaterais pela imposição das mãos de frei Bertoldo Van De Mee.
          Percebendo a necessidade de um local adequado para acolher os celebrantes que vinham de longe para celebrar Missas, casamentos e batizados, resolvem iniciar a construção da Casa Paroquial. Os recursos para custear a obra foram adquiridos com a venda de alguns lotes e bezerros que foram doados ao Padroeiro Senhor do Bonfim e contando sempre com a generosidade dos fiéis. Verbalmente, em 05 de Novembro de 1958, Dom Eliseu Van De Weijer criou a Paróquia de Senhor do Bonfim de Fróis e, também, verbalmente, nomeou seu primeiro Vigário na pessoa de Frei Eustáquio Van Der Weff. Com a transferência de Frei Eustáquio para a Paróquia de São Sebastião, de Cristalina – Goiás é nomeado Vigário Frei Humberto Van Teijilingen, que se empossa no dia 14 de Fevereiro de 1959 (...)
     A criação da Paróquia de Nosso Senhor do Bonfim de Bonfinópolis de Minas, por ato oficial, se deu, todavia em 25 de Janeiro de 1963, através de Decreto de Dom Raimundo Lui, Bispo Diocesano de Paracatu, provisionando-a como Vigário Frei Humberto Van Teijilingen. Outro fato que merece nossa referência é a primeira visita de Dom Eliseu à querida cidade de Bonfinópolis de Minas, quando ainda Administrador Apostólico da então Prelazia de Paracatu no dia 30 de Junho de 1930 e quando Bispo, também a visitou. A partir de 1963, Dom Raimundo realizou diversas visitas à Paróquia, assim como Dom José Cardoso Sobrinho, logo pós a sua posse como Bispo Diocesano, em 1979 visitou a Paróquia. Também curioso registrar que a Colônia de Brasilândia que pertencia a João Pinheiro – MG foi anexada à Paróquia Senhor do Bonfim, ainda que a mesma já tivera padre residente na pessoa de Frei Basílio Beune de 15 de Janeiro de 1965 a Fevereiro de 1980. Lembrando que Frei Humberto começou atender Brasilândia (Distrito de Caatinga) que já foi Paróquia em 1810 sendo que a mesma foi suprimida com a criação da Paróquia de Sant’Ana do Alegre de João Pinheiro.
          Formado de um povo bom e piedoso, a Paróquia Senhor do Bonfim, lá nos tempos de outrora já registra a presença do Apostolado da Oração, Irmandade do Santíssimo Sacramento, CEB’s Comunidade de Base que era orientado pelas Irmãs da Congregação de Jesus Crucificado, sobretudo da enérgica Irmã Celenita. Conta com o trabalho atuante e voluntário da Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP com dezenas de irmãos assistidos, além dos terços pela cidade. A equipe litúrgica que tem se aprimorado ao longo dos anos, tornando as celebrações mais participativas.          
As diversas pastorais e movimentos sociais, destacando a Pastoral da Criança que tem atingido sua meta praticamente em 100% de cobertura. A Pastoral do Dízimo que tem demonstrado a gratidão dos fiéis e as benesses advindas dessa atitude coerente do cristão batizado. A Pastoral Familiar e seus setores diversificados, ambos atuando em sintonia com o diretor espiritual paroquial e diocesano. Atuante trabalho de conscientização dos dependentes químico, sobretudo do Alcoolismo realizado pelos Alcoólicos Anônimos desde o ano de 1989. A tradição das Folias de Reis; Devoção das 1000 Ave-Marias; Visitas mensais da Mãe Peregrina às famílias e recentemente o Terço dos Homens.
          Com a Igreja Matriz e a Casa Paroquial já construídas, os fiéis abraçam a causa das Santas Missões Populares, iniciando as pregações no período de 22 de julho de 1959 a 30 de julho de 1959 e que tinha à frente dos trabalhos o Padre André e Padre Fernando acompanhados de seus diversos seguidores e missionários. Enquanto duraram os trabalhos das equipes missionárias, aconteciam as celebrações das Santa Missa, Conferências, Pregações, Catequese, Partilha da Palavra e rezas do Terço comunitário. Sem dúvida alguma se constatava muita alegria de todos os envolvidos nas Santas Missões Populares daquela época.
          Das Santas Missões Populares ficaram as marcas indeléveis da esperança, da fé autêntica do seu povo: as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias da Paróquia Senhor do Bonfim (até o hoje no seu Cinqüentenário são 03 padres e 04 freiras, ambos Bonfinopolitanos a serviços do Reino de Deus).
          Ainda na condição de Distrito apto a se elevar à Município independente, tendo à frente da Diocese o 1° Bispo Diocesano o Dom Frei Raimundo Lui que no dia 25 de Janeiro de 1963 através do Decreto n° 01 desta data, resolve criar oficialmente a Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim, obedecendo a todos os preceitos Canônicos e legais para tal ato, usando a seguinte expressão ...havemos fazer por este documento o que Dom Frei Eliseu Van de Weyer O. Carm. o fizera aos cinco de novembro de 1958, verbalmente... Damos, portanto, por canonicamente erigida e constituída em nossa Diocese a Paróquia de Bonfinópolis tendo como Padroeiro Nosso Senhor do Bonfim e como Matriz a Igreja do mesmo nome. Seja este Decreto lido na Estação da Santa Missa Paroquial da nova Paróquia e o Vigário passará certidão ao pé deste para todo o tempo constar.
          Dois dias após a criação da Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim, em 27 de Janeiro de 1963, Frei Humberto Van Teijilingen é nomeado e toma possa como Vigário da recém-criada Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, permanecendo à frente da mesma até o dia 22 de agosto de 2001. Pelos longos 38 anos de muito trabalho, de exemplo de fé e amor ao Reino de Deus, tinha sempre a preferência declarada aos irmãos menos favorecidos.
          Nessa trajetória do seu CINQUENTENÁRIO, a Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim também se sentiu órfã com a partida do Frei Humberto, o homem de Deus no ano de 2004 que vivenciou integralmente os seus votos, “obediência, pobreza e castidade”, e pouco tempo depois do anúncio da sua morte física, que ocorreu no retiro dos Carmelitas idosos em Zenderen, na Holanda seu País de origem. Os paroquianos já acostumados com o ritmo vivenciado pelo querido Frei Humberto, viveu um período de grandes expectativas, vários Padres da Diocese se revezavam nas visitas, até que no dia 10 de Setembro de 2001, o jovem padre Luiz Araújo Ferreira, então pároco da cidade de Cabeceira Grande - MG é nomeado seu sucessor.
          Padre Luiz assume a Paróquia e tão logo percebe a carência no atendimento de alguns setores pontuais das diretrizes da Paróquia, recebe o apoio incondicional dos líderes de movimentos e pastorais e divide seus atribuições com o Padre Geraldo Simonides de Oliveira. Novo vigor pastoral na direção espiritual da Paróquia Senhor do Bonfim, permanecendo no Ministério até o dia 01 de Julho de 2004 quando licencia-se para disputar as eleições Municipais de Bonfinópolis de Minas ao cargo de Prefeito Municipal.
          Por mais quase 04 meses a Paróquia Senhor do Bonfim fica sem um diretor espiritual, quando então no dia 28 de Outubro de 2004, toma posse o Padre José Afonso Guimarães, o qual atuava nas Paróquias de Dom Bosco - MG e Natalândia - MG, concomitante, prestando os seus serviços presbiterais até o dia 01 de Outubro de 2008. Transcorridos seis dias da transferência de Padre José Afonso, Dom Leonardo de Miranda Pereira delega os poderes ao Bonfinopolitano, Monsenhor à época, José Ivan Lopes para dar posse ao Padre Alam Martins de Melo que veio da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Paracatu – MG, o mesmo toma posse e permanece por um curtíssimo período de 41 quarenta e um dias, quando é nomeado para a Paróquia de Unaí - MG.
          Mais um trabalho a ser resolvido e uma pergunta a ser respondida pelo senhor Bispo Diocesano Dom Leonardo: Quem virá para Bonfinópolis de Minas? Recém-ordenado, outro Bonfinopolitano o Padre Antonio Marcílio da Silva que havia sido nomeado para a Paróquia Nossa Senhora da Pena de Buritis –MG é transferido para Bonfinópolis de Minas – MG sua terra natal, para assumir a Paróquia Senhor do Bonfim que se encontrava vacante, não se hesitou e com muita prudência Padre Marcílio toma posse oficialmente como atual Pároco no dia 01 de Dezembro de 2008.
          Fugindo das datas históricas propriamente da nossa Paróquia, mas da Diocese de Paracatu, algumas mais amareladas pelo tempo, situamos agora no ano de 1979 os paroquianos recebem a visita do 2° Bispo diocesano Dom José Cardoso Sobrinho, da Ordem dos Carmelitas (recém-empossado Bispo de Paracatu), que ministrou o Sacramento do Crisma para inúmeros jovens da cidade naquele data, o qual foi recepcionado pelo inesquecível e estimado Frei Humberto na sua modesta Casa Paroquial. Dom José permanece por quase sete anos até ser indicado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II como Arcebispo de Olinda e Recife. Notadamente, os Bonfinopolitanos já tinham aprendido a gostar e querer bem ao Dom José Cardoso Sobrinho. Percebendo que os Bonfinopolitanos já haviam amadurecido e ainda pela vacância Episcopal da Diocese de Paracatu, Roma sagra-se Bispo o Pe. Leonardo de Miranda Pereira, que “depois de quase 60 anos de presença Carmelita neste território, os Religiosos Carmelitas, fiéis ao compromisso assumido continuam firmes no seu posto de trabalho... Hoje um Sacerdote do Clero Diocesano, revestido da dignidade Episcopal, assume a responsabilidade de dirigir os destinos desta Diocese. "Meu Prezado irmão Dom Leonardo, é com a alma em paz, esta paz proveniente da obediência que neste momento lhe transmito o múnus e a responsabilidade de Pastor desta Igreja de Paracatu”. (trecho de saudação do discurso de Dom José Cardoso Sobrinho – Arcebispo de Olinda e Recife e Administrador Apostólico da Diocese de Paracatu dia 14 de Setembro de 1986 na posse de Dom Leonardo de Miranda Pereira); e nesse mesmo ano, Dom Leonardo visita Bonfinópolis de Minas pela 1ª vez. Bem jovem, com 49 anos de idade, onde permaneceu até tornar-se Bispo Emérito em Novembro de 2012, ficando como Administrador Apostólico até o dia 12 de Janeiro de 2013.
          Novos tempos, novas ideias e o Núncio Apostólico no Brasil, o Embaixador do Papa, anuncia oficialmente o Decreto assinado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, nomeando o Bispo Dom Jorge Alves Bezerra, da Ordem do Santíssimo Sacramento, que estava à frente da Diocese de Jardim – MS. O nosso 4º Bispo Diocesano de Paracatu – MG, o qual tomou posse no dia 13 de Janeiro de 2013 no Centro Pastoral Rainha da Paz em Paracatu – MG, sob os olhares ávidos, cheios de esperança e amor dos diocesanos presentes à Cerimônia.
          Nesse percurso de longos anos até chegar ao Jubileu de Ouro – O Cinqüentenário da Paróquia Senhor do Bonfim, muitos outros fatos importantes ocuparam as páginas já amareladas do acervo histórico, umas bem antigas e muitas outras bem contemporâneas. Cronologicamente, podemos observar os seguintes registros: Construção da Igreja na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Bairro Brasilinha em 1994, reformas estruturais do Salão Paroquial, próximo à Igreja Matriz Senhor do Bonfim, que também foi totalmente reformada, assim como a ampliação e reforma da Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida e de diversas comunidades rurais que foram resgatadas as suas tradições culturais e religiosas, como a Igreja de Lages (que é uma réplica da Matriz de Santo Antonio de Paracatu) que é um Patrimônio Cultural tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Bonfinópolis de Minas e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais IEPHA-MG que foi totalmente restaurada e entregue à Paróquia Senhor do Bonfim no dia 27 de Maio de 2011. As festividades religiosas do Padroeiro Senhor do Bonfim, a Festa em Louvor a Deus por Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo. Ordenação Presbiteral do primeiro padre Bonfinopolitano, Pe. José Ivan Lopes numa inusitada cerimônia na Praça da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Momento marcante no dia 24 de Novembro de 2000 com a grandiosa festa em louvor a Deus pelos 60 anos de Sacerdócio de Frei Humberto Van Teijilingen. Oito anos depois em 23 de Maio de 2008 os Bonfinopolitanos oferecem a Deus o 2º padre Bonfinopolitano, Padre Antonio Marcílio da Silva, com fortes referências aos ribeirões Santa Cruz, Santo André e Almas. Em 2012, por inspiração e vocação ministerial é ordenado o 3º padre Bonfinopolitano, com muita emoção e gratidão a Cristo e a Nossa Senhora, presenciamos a entrega total a Deus com a ordenação presbiteral de Padre José Benício Ferreira Brandão no dia 17 de Março de 2012. Ordenação do Diácono Permanente Francisco Xavier Mendes no dia 30 de Outubro de 2011 (primeiro Diácono da Paróquia Senhor do Bonfim).
          Homens e mulheres que se doam ao projeto evangelizador de Cristo, e nesse aspecto podemos registrar os Ministérios religiosos de Edneide Gomes de Souza, da Congregação Escolápia Filhas de Maria, Irmã Ana Pereira Salgado, Congregação Carmelita, o Jubileu de Prata de Consagração Religiosa de Irmã Maria Lélis da Silva em 14 de Julho de 2013. Irmã Neuza Bispo Gonçalves, também da Ordem dos Carmelitas que recebeu os Votos Perpétuos no dia 11 de Janeiro de 2009 na celebração presidida pelo Bispo Dom Leonardo de Miranda Pereira e o acompanhamento da sua Madre Superiora e convidados.
          Ainda que não fora dentro da nossa Paróquia ou Diocese, valem os registros a Ordenação Prebisteral do Bonfinopolitano Padre Hélio Alves Damascena na Arquidiocese de Brasília no ano 2000 e da Irmã Lúcia Amarante Ferreira da Silva, da Congregação Irmãs Scalabrinianas de São Carlos Borromeu, que fez o noviciado e recebeu seus primeiros votos no dia 03 de Janeiro de 2011, na cidade de Potins – SP.  Por motivos particulares que não cabem questionamentos, alguns ex-seminaristas e ex-noviças, alguns já cursando os últimos anos de Seminário ou se licenciando das funções, acabam descobrindo outras vocações e aqui registramos os nomes de Geraldo Cézar Aparecido de Oliveira (hoje casado e Professor da cidade de Brasilândia de Minas - MG), Éder Francisco de Araújo, Zélio Idelfonso das Virgens e Romana Pereira Salgado (hoje Professora e Massoterapeuta). Fazemos memória também aos diversos padres que por aqui passaram quer sejam visitas cordiais ou mesmo em substituição ao titular, alguns deles que foram mais presentes: Frei Basílio Beune, Frei Eustáquio Van der Weff (primeiro sacerdote a residir em Bonfinópolis de Minas), Frei Donizete, Frei Vicente Klein Gebbinck, Frei Jorge Van Kampen, Padre Hélio Alves Damascena, Frei Alam, dentre outros.
          Vale registrar com muito entusiasmo que no dia 02 de Setembro de 2012 em Assembleia Geral no Salão Paroquial, por maioria absoluta dos votos favoráveis, a Paróquia Senhor do Bonfim de Bonfinópolis de Minas foi declarada PARÓQUIA MISSIONÁRIA...E uma marca concreta e bem visível das Santas Missões Populares - SMP que chama a atenção deste redator e de todos os que visitam a Igreja Matriz Senhor do Bonfim, é uma imensa Cruz de madeira, pintada na cor azul celeste, que está fixada na parede ao lado esquerdo de quem entra, com os dizeres “EIS TUA MÃE – SANTAS MISSÕES” 30-07-1959.
          Hoje, dia 25 de Janeiro de 2013, por volta das 04h30min horas da manhã uma Alvorada bastante animada anuncia aos Bonfinopolitanos que o CINQUENTENÁRIO da Paróquia Senhor do Bonfim deixa de ser uma expectativa e passa de fato a vivenciar todos os momentos celebrativos do seu Jubileu de Ouro que terá como ponto máximo a celebração da Santa Missa em Ação de Graças às 20h00min horas na Comunidade de fé Nossa Senhora Aparecida, sob a Presidência do Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Jorge Alves Bezerra em sua 1ª visita Pastoral à Paróquia Senhor do Bonfim de Bonfinópolis de Minas – MG e que ficarão registrados nas páginas históricas do tempo.

EM TEMPO:
          Estiveram presentes à Celebração comemorativa ao Jubileu de Ouro da Paróquia Senhor do Bonfim, os Padres Bonfinopolitanos: Padre José Ivan Lopes, pároco da Paróquia São José Operário de Unaí - MG, Padre José Benício Ferreira Brandão da Paróquia Santa Rita de Cássia de Guarda-Mor/MG, Diácono Permanente Francisco Xavier Mendes, sendo a celebração presidida pelo atual pároco Padre Antonio Marcílio da Silva. O padre Alam Martins de Melo enviou uma mensagem de congratulações, na qual justifica a sua impossibilidade de estar presente. O ex-padre Luiz Araújo Ferreira esteve presente e na sua fala destacou os fatos concretos da Missionariedade da Paróquia Senhor do Bonfim (03 Padres e 01 Diácono Permanente, além das religiosas espalhadas pelo Brasil a fora) presentes na celebração. Ele que teve a missão de suceder o estimado Frei Humberto e posteriormente ter sido eleito Prefeito Municipal de Bonfinópolis de Minas por dois mandatos consecutivos. Como a Paróquia foi criada “verbalmente” por Dom Eliseu, depois “oficialmente” por Dom Raimundo Lui, o tempo de ministério Sacerdotal de Frei Humberto na Paróquia Senhor do Bonfim considera-se de 38 a 42 anos. O Exmº e Revmº. Sr. Bispo Dom Jorge Alves Bezerra, o segundo “Jorge” da Diocese Paracatuense, uma vez que com a renúncia de Dom Raimundo Lui em 1977, o Santo Padre Papa João Paulo II houve por bem nomear Administrador Apostólico da Diocese, o Bispo da Ordem religiosa dos Capuchinhos, de Patos de Minas, o italiano nascido em Módica – Scicilia, Dom Jorge (I) Sacarso no período de 15 de agosto de 1977 a 15 de agosto de 1979, quando se empossou o terceiro Bispo de Paracatu, Dom José Cardoso Sobrinho.
    
Dom Jorge (II) Alves Bezerra, não compareceu à celebração comemorativa, sendo justificada previamente sua ausência, uma vez que o mesmo fora acometido de uma fortíssima virose, obrigando a cancelar todos os compromissos pastorais e manter-se em repouso absoluto. No mais profundo silêncio a assembleia possivelmente tenha elevado as súplicas a Deus pelo restabelecimento da sua saúde e os mais ousados talvez tenham até murmurado:Salve JORGE”

Redação: Vanderlito do Divino Nunes de Souza
“Poeta
NUNES DE SOUZA – O Porta Voz da Emoção Bonfinopolitana”

NOTA REDATOR:
A
s citações do texto foram transcritas do Livro “A Igreja de Paracatu nos Caminhos da História” – do escritor e historiador Paracatuense OLIVEIRA MELLO, edição da Prefeitura Municipal de Paracatu – Prefeito Diogo Sares Rodrigues. A imagem da Igreja Matriz do Nosso Senhor do Bonfim é de autoria da PASCOM. Colaboraram ainda com informações de datas de fatos marcantes: Senhoritas Maria Aparecida Barbosa e Jacira Ferreira Brandão, a dona Maria José Farias Fonseca (Dona Maria Brasileiro) e Maria Marli da Silva. — em Igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida às 20:00 horas do dia 25.01.2013.