À Mário Quintana - Estilo Literário

O estilo literário de Mário Quintana é muito fácil de ser percebido. O escritor gostava de ressaltar a musicalidade das palavras; gostava das rimas e de falar sobre assuntos do cotidiano. Os títulos de suas obras chamavam a atenção das pessoas, e assim suas obras foram sendo reconhecidas nacionalmente.

Quintana também apostava no humor para entreter os leitores. Era considerado um escritor de linguagem simples, porém conseguia prender as pessoas à leitura de suas obras devido a essa simplicidade. Ele surpreendia os leitores com frases que despertavam a reflexão.

Em termos técnicos, o autor apresentava-se multifacetado, ora com características românticas, ora realistas, outras surrealistas e outras ainda com visão irônica (modernista) em relação à vida sem sentido do homem contemporâneo. Tudo isto, no entanto, com uma criatividade desconcertante através de textos marcados por enganadora simplicidade.

Mário discutia as eternas dúvidas como únicas certezas. Em alguns poemas ressaltava as contradições para prender o leitor. Quintana deixava claro que o Poeta não pode se fechar em um mundo estático, mas antes refletir todas as opções de percepção de mundo em qualquer momento da vida do homem.

“Um anjo em forma de homem”, assim, Érico Veríssimo definia o amigo Mário Quintana. Para Mário, tudo era motivo para fazer poesia. Dos pequenos aos grandes sentimentos da vida.

Irônico, tinha sempre a resposta para tudo em forma de poesia. Quintana driblava a dificuldade e devolvia com poesia.

Com um estilo tranquilo e introspectivo, Quintana não se sentia à vontade para falar de sua vida pessoal. Em uma entrevista, chegou a dizer que a sua vida estava descrita nos seus poemas. "Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão".

Mário dizia não saber descrever o próprio estilo literário, e escreveu esta frase para despertar ainda mais a curiosidade do leitor:

“ Do Estilo

O estilo é uma dificuldade de expressão.”

Mario Quintana

sousaluls e Fontes de Internet
Enviado por sousaluls em 05/05/2013
Código do texto: T4275778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.