CURITIBA, PARABÉNS POR SEUS 314 ANOS!!!

Curitiba,

Trago-lhe 314 velinhas,

Acessas no tempo, contra todos os ventos...

Menina, aconchegante e bela,

Orgulhosa de sua história,

Dela, eis uma fatia...

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os "apelos de paz, quietação e bem comum do povo", promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas.

Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba.

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade. Ele foi, provavelmente, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente.

Já naquela época, o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza.

O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas.

E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém), a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz.

O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas.

As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.

Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba passou por um período de extrema pobreza.

A prosperidade só viria a partir de 1812, com o tropeirismo.

Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais, o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.

O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado.

Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado.

Junto com o desenvolvimento, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná.

Curitiba se tornou capital, dona de seu destino.

A quem ainda não a conhece, sugiro que faça um passeio virtual, inclusive por seus 52 parques e praças (um para cada final de semana de um ano inteiro), acessando o site do Município, que, omito por não saber se é autorizado divulgar aqui, mas advirto que, após o nome da cidade, acrescenta-se: pr.gov.br.

CURITIBA, Parabéns por seus 314 anos!!!

Continue aconchegante e bela...

Apesar das administrações de alguns políticos que, infelizmente, fazem na vida pública o que deveriam fazer (exclusivamente) na privada!!!

Lobo da Madrugada
Enviado por Lobo da Madrugada em 29/03/2007
Reeditado em 29/03/2007
Código do texto: T430218
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.