BRAVO HOMEM DO SERTÃO

Nascido aos 23 de junho de 1941, em Uruburetama-CE, José Batista dos Santos, mais popularmente conhecido por “Seu Dendê”, é um exemplo de esforço e superação.

Um homem da roça, que trabalhou muito, muito mesmo, para prover o sustento da família – a mulher e nove filhos. Não demonstrou fraqueza ou cansaço, sempre buscou fazer o melhor pelos seus. E era um tempo difícil aquele. Às vezes nos emociona com suas histórias, quando narra momentos em que passou por privações. Viveu dias em que a angústia lhe tomava por não saber o que teria para dar de comer aos seus no dia seguinte.

A recompensa material pelo tanto que trabalhou apenas lhe garantiu a sobrevivência, mas apesar de não ter acumulado riquezas materiais, declara-se um homem realizado por ser dono do maior tesouro que construiu: a família!

Ele se julga um pai abençoado pelos filhos que tem – pessoas de caráter, trilhando o bom caminho, mas isso é resultado dos ensinamentos que tivemos. Fomos ensinados a respeitar o outro; fomos motivados a pensar que as dificuldades não necessariamente tornam as pessoas ignorantes ou más. Pelo contrário, fomos ensinados a valorizar o que temos e a agradecer a cada dia.

Seu Dendê frequentou pouco a escola. As fadigas diárias, correndo atrás do pão, não o permitiu se aprofundar nos estudos, mas isso não lhe impediu de adquirir a sabedoria digna dos mestres. Seu doutorado é um título que conquistou com a experiência, ao enfrentar bravamente o que a vida lhe oferecia. É um grande escritor, olha que maravilha! É isso mesmo: meu pai possui esse talento especial. Faz dos seus versos uma fonte de vida. Gosta de escrever, contar histórias engraçadas e fantásticas. Era só o que faltava para ser ainda mais importante!

Esse homem completa 72 anos. Firme, animado e cheio de vida. E a família, que cresce a cada dia (nove filhos, dezesseis netos e três bisnetos) como prova de que o seu esforço não foi em vão, reúne-se para comemorar. E também para fortalecer os laços, praticando o que ele nos ensinou, em companhia da nossa mãe.

Pai, essa publicação é a homenagem desse grupo que se mantém unido, celebrando a sua vida.

Celiane, Sérgio, Celça, Célia, Pedro, Itamar, Sansão, Ataíde e Rigoberto.

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 14/06/2013
Código do texto: T4340904
Classificação de conteúdo: seguro