HOMENAGEM AOS ESCRITORES

HOMENAGEM AO ESCRITOR

Hoje é o Dia Nacional do Escritor. Por isso eu vim trazer meus sinceros parabéns a todos vocês, meus colegas escritores, poetas ou prosadores, contistas e cronistas, que enriquecem as páginas do Recanto das Letras com os frutos de suas lucubrações em conúbio com as musas.

Inspirado pela ocasião, lembrei-me de um texto de Rubem Braga, intitulado “Meu ideal seria escrever”, no qual ele expressa seu desejo de promover mudanças positivas nas pessoas que lerem seu texto. Este deve ser nosso maior desejo de escritores. Se nossos escritos não fizerem bem aos nossos leitores, se não despertarem neles alegria, prazer, sentimentos nobres, nada valem. É nisso, aliás, que consiste, em parte, o caráter de literariedade de um texto.

É grande a responsabilidade do escritor. “Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem) já diziam os antigos. O que se fala é ouvido apenas uma vez. Mas nossos textos poderão estar compondo as bibliotecas do futuro e influenciando, para o bem ou para o mal, as mentes das gerações vindouras daqui a cem, duzentos ou mais anos. O futuro poderá louvar-nos e bendizer-nos pelas lições de virtudes morais e sociais, ou maldizer-nos, se nossos escritos despertarem ódio, violência, desamor e toda sorte de sentimentos vis. Se escrevermos apenas sobre futilidades, poderemos também, desde já e no futuro, ser simplesmente ignorados.

Parabéns a todos nós!