O Mito!

O que é um mito? Dentre tantas explicações, pode-se dizer que é um ser lendário, que é ou será eternizado na história; que está acima de todas as expectativas, exemplo de conduta, de luta, de garra, de caráter e de seriedade. Só os fortes, só os gigantes se tornam mitos; e não me refiro à força muscular, tampouco a tamanhos métricos, falo, sim, da força da alma e da gigantesca maneira de existir.

Rogério Ceni é o mito, o único, o insubstituível. Ele é o verdadeiro espírito são-paulino; é o cara que dá à torcida tudo que ela precisa, ou seja, lealdade e sangue. Rogério é a lenda do gol do São Paulo Futebol Clube, e olha que tivemos nada mais, nada menos que Valdir Peres e Zetti. E por qual razão ele é a lenda? Pelos gols feitos... Também! Porém, antes de tudo, pelo amor que sempre dedicou à nossa instituição tricolor.

Rogério Ceni é um mito, e como tal, tem suas grandezas e fraquezas. Todo guerreiro tem o seu ponto fraco, mas este mesmo ponto é o que leva a lenda a querer vencer sempre mais.

Não existe meio termo para os mitos, ou são amados ou são odiados. Os que odeiam Rogério Ceni, chama-o de arrogante, prepotente e mau caráter (risos), coitados! Fazem isso porque sabem que Ceni é um marco do futebol, ídolo incontestável de uma nação, exemplo no campo, principalmente o profissional. Ceni incomoda por ter amor declarado a uma única camisa e por fazer tudo por ela.

Obviamente o São Paulo não é o Rogério, isso seria injusto com Friedenreich, Cafu, Nelsinho, Ronaldão, Dario Pereyra, Toninho Cerezo, Leônidas da Silva, Raí, Silas, Pedro Rocha, Careca, Chulapa, Muricy, Telê, Feola, Poy, Pintado, Valdir e Zetti, já citados, e tantos outros que marcaram a linda e vitoriosa história do Soberano; todavia, Rogério Ceni é o São Paulo e, por isso, tem seu nome sempre referenciado pelos torcedores.

Na história recente, ele é a dor de cotovelo corintiana, santista, flamenguista, vascaína, gremista, colorada, etc., pois nenhum clube possui um verdadeiro ídolo em campo, aquele cara que se confunde com a biografia do clube... Eles têm, sim, ídolos de momento, da moda, mas não um Rogério Ceni!

Só nós, tricolores paulistas, podemos dizer que temos o maior goleiro-artilheiro, um goleiro que fez gol em Mundial, que fez gol em decisão de título; só nós temos o salvador de muitas derrotas graças aos seus pés e às suas mãos, tudo num mesmo jogo. Só os são-paulinos têm Rogério Ceni no gol, seja defendendo, seja fazendo.

Rogério, aliás, marcará, muito provavelmente, mais uma vez seu nome na história como último ídolo de um clube a jogar tantos anos com a mesma camisa, no nosso caso, com o mesmo manto. Pois é, isso é Rogério Ceni, aceitem que é melhor! Ele é o “Pelé do gol”, pensando bem, nada disso, ele é o Rogério, único; seu nome e sobrenome bastam para qualquer tipo de boa qualificação.

Ceni nunca será antecedido por um artigo indefinido, ele será sempre O Goleiro, O Líder, O Exemplo, ou seja, O Mito! O Clube da Fé, Soberano, Tricolor Paulista ou, grandiosamente, São Paulo Futebol Clube agradece por tudo que este cidadão fez e continuará fazendo pelo nosso clube, mas quem tem a maior gratidão é a verdadeira torcida, pois esta é o São Paulo, é ela que enaltece os seus legítimos representantes, e o maior de todos é, sem dúvida, Rogério Ceni!

#RC1 #M1TO — exemplo são-paulino!

Raça.

Orgulho.

Garra.

Exemplo.

Rigor.

Imortal.

Objetivo.

Assis William
Enviado por Assis William em 30/07/2013
Código do texto: T4411422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.