CORONEL WALDOMIRO BEZERRA DE MELO - EXÉQUIAS EM 05/08/2013

“1. Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra3. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.4. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória.5. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria.9. nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios,10. e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento.11. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos.”

São Paulo (Cl 3,1-5.9-11) nos exorta a esforçarmo-nos para “por alcançar as coisas

do alto, onde está Cristo”.

Diante da realidade da morte, é comum reagirmos com desespero, revolta, indiferença, solidariedade ou tristeza. Mas, quando pedimos e recebemos de Deus o dom da fé descobrimos o sentido da morte. Vejamos como nos ensina a sabedoria da civilização pré-colombiana no México:

“... não há por que temer a sombra, porque ela nos lembra que é sombra da luz. (...) não tenha medo da morte, porque ela nunca nos atinge: enquanto temos vida, a morte nos é alheia. E, quando ela chega, já não estamos aqui para recebê-la”. Nesta hora de tristeza e saudade, Jesus se apresenta como aquele que veio de Deus para dar a vida definitiva aos homens. A certeza inabalável da vida eterna em Cristo Jesus nos conforta, nos reanima, nos devolve o entusiasmo, agora que todos nós nos unimos a nossa querida Vilma e seus familiares e experimentamos o sofrimento causado pela perda de nosso irmão Waldomiro. .As palavras e atos de Jesus foram confirmados por sua ressurreição: Deus o ressuscitou com seu poder e O glorificou.

Com Vilma, nosso querido Waldomiro percorreu seu caminho junto à Igreja militante em sua vida terrena, voando e ensinando a voar sobre este vale de lágrimas.

Agora, com a luz de Cristo, nosso querido Waldomiro é guiado rumo à casa do Pai, sua verdadeira morada como cidadão do céu que sempre foi.

Da mesma forma, hoje, somos todos convidados a vencer a morte com Cristo, buscando nossa salvação, lutando contra o mal, vencendo o medo diante da morte e aceitando-a como porta que nos conduz à ressurreição. (ORAÇÃO DOS FIÉIS e ORAÇÃO FINAL).

Lidercio Januzzi - MESCE