Foto de Feitosa dos Santos - JMJ2013

SER PAI É FAZER O CAMINHO JUNTOS
 
A vida é bela é rica em sabedoria, mas é muito difícil de ser vivida.
Assim como ser pai que a principio parece fácil, entretanto é muito complicado o caminhar junto, seguir os passos dos filhos, até que esses possam caminhar com seus próprios movimentos.
Durante todo o tempo demandado, para esse movimento ou crescimento, esbanjamos disposição, energia e vigor as solicitudes dos nossos filhos. Não há esforços que não sejam empreendidos para obtermos o melhor a favor da prole.
Ser pai é um dom divino. Saber conduzir o outro é uma função extraordinária, mas conduzir a vida de um ser desde o seu nascimento, até o momento em que esse se sentirá pronto para o seu voo solo é especial é divino.
Os filhos, porém, não vieram a este mundo como propriedade dos pais. Esses são parte do mundo. Deixarão pai e mãe, voarão em busca dos talentos concedidos por Deus. Cultivarão novas terras, férteis ou não. Tudo dependerá da base alicerçada por sua família. Se os grãos forem produzidos em terras boas, germinarão em novas terras e bons grãos serão produzidos, caso contrário, mesmo se germinarem sofrerão atrofias e perecerão.  
Na sua imensa sabedoria, a natureza encarrega-se de ir ao longo da estrada podando os velhos pais, para que esses obserrem o crescimento e a evolução daqueles saídos de suas entranhas, para darem continuidade à evolução da vida.
Aos poucos vai chegando o cansaço em lugar da destreza, os pelos brancos no lugar de pelos vivos e sedosos, a pele enrugada em vez de pele fresca e macia. Ao final, quando muito lhes restarem; são sobras de sabedorias acumuladas através dos anos. Felizes daqueles que podem passá-las as novas gerações e, feliz será a geração que as receber.
Ser pai, esse dom maior, é talvez, o especial talento que nos foi concedido pelo Pai, que por meio da palavra disse o que agora eu escrevo: “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
A você que já é pai, muito te será pedido; a você que ainda não é, mas chegará sua vez, muito te será confiado. Dobrem ambos a vigilância, do caminhar junto até o momento em que o elo se torne elástico.
Feliz dia dos pais.
 
                       Rio, 11/08/2013
                    Feitosa dos Santos